Vereadores de Curitiba estão tendo que ter muito jogo de cintura para lidar com representantes de entidades que visitam todos os dias a Câmara em busca de uma fatia das emendas parlamentares a Lei Orçamentária de 2010. Cientes de que cada vereador pode apresentar até R$ 450 mil em emendas, as entidades estão forçando no lobby. As principais reivindicações vêm dos hospitais. Já estiveram no Legislativo representantes do Pequeno Príncipe, Evangélico, Hospital do Trabalhador, Universidade Federal, Erasto Gaetner, Cotolengo, Hospital de Clínicas, Santa Casa, Hospital do Idoso, maternidade Victor Ferreira do Amaral, Hospital Nossa Senhora das Graças e Madalena Sofia.


Bairrismo
A vereador Professora Josete (PT) pode ser submetida a Comissão de Ética da Câmara de Curitiba por conta de supostas declarações publicadas por um jornal de bairro. De acordo com a reportagem, a petista teria dito que “é lamentável que a Comissão de Economia precise pedir autorização para a Prefeitura para aceitar ou rejeitar emendas”. Os membros da Comissão de Economia querem que Josete desminta ou prove as insinuações.


Nota fiscal
As Comissões de Economia e Legislação da Câmara de Curitiba têm reunião conjunta na segunda-feira, às 13h30, para discutir o projeto que institui a nota fiscal eletrônica, que gera créditos para descontos no IPTU para os consumidores que pedem a nota. Em Goiânia, onde o sistema já opera há algum tempo, a arrecadação do ISS já cresceu 200%.


PAC na pauta (I)
Dados sobre as obras do PAC da Habitação em Curitiba serão detalhados aos vereadores pelo presidente da Companhia de Habitação Popular  (Cohab – CT), Mounir Chaowiche,  hoje, durante o horário reservado à ordem do dia,  grande expediente e explicações pessoais da sessão plenária. Chaowiche atende convite dos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa; Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito, Tico Kuzma (PSB), Roberto Aciolli (PV), Pedro Paulo (PT), Omar Sabbag Filho (PSDB) e Julieta Reis (DEM) para esclarecimentos solicitados sobre o andamento do programa.


PAC na pauta (II)
Também estará presente o superintendente da Caixa Econômica Federal em Curitiba, Celso Matos. A Caixa atua em parceria com a Cohab na construção de novas casas em conjuntos habitacionais com recursos do PAC e  do programa Minha Casa, Minha Vida. Conforme Pedro Paulo, do grupo composto por membros das comissões de Urbanismo e Obras Públicas e de Segurança Pública e Defesa da Cidadania na Casa, criado para acompanhar as obras, um dos principais objetivos são informações sobre a relocação de moradores que residem em áreas de risco.


Estacionamento
O vereador Jair Cézar (PSDB) criticou a cobrança de estacionamento em shoppings de Curitiba. O vereador alega que a gratuidade está prevista na liberação do alvará. Jair tem projeto de lei em tramitação na Casa que prevê a proibição da cobrança, justificando que a população paga pelo que lhe é gratuito de direito. Ultimamente alguns supermercados também iniciaram a cobrança, mas neste caso apenas daqueles que utilizam o estacionamento dos estabelecimentos para outros fins, que não seja fazer compras.



Alívio
Mesmo admitindo que a candidatura do governador Roberto Requião à Presidência não passa de jogo de cena, os deputados peemedebistas estão comemorando a iniciativa. É que assim o governador se ocupará com viagens pelo Brasil para divulgar seu nome, e para de criar problemas políticos para eles aqui no Estado.


Efeito colateral
Os parlamentares do PMDB adeptos da candidatura do tucano Beto Richa ao governo também comemoram as críticas das lideranças nativas do PT à candidatura de Requião ao Planalto. Apostam nisso como desculpa para aumentar o afastamento de Requião dos petistas, e de Dilma Roussef, por tabela.


Jogo de cena
Em tempo. O governador do Paraná, Roberto Requião, vai acompanhar amanhã em Brasília, o registro de su pré-candidatura pelo PMDB à presidência da República em 2010. O registro da pré-candidatura de Requião, na direção nacional do PMDB, será encaminhado pelos presidentes dos diretórios do Rio Grande do Sul,senador Pedro Simon, de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira e do Paraná,deputado Waldyr Pugliesi. Pugliesi levará ainda a moção de apoio à Requião assinada por lideranças de 15 diretórios estaduais no Encontro Nacional de Lideranças do PMDB .O documento será entregue à presidente nacional do PMDB, deputada Íris de Araújo (PMDB-GO) e ao presidente licenciado, deputado Michel Temer (PMDB-SP).


No ar
O PSB gravou, na semana passada,  a propaganda partidária que vai ao ar em dezembro no rádio e televisão. Os comerciais, que têm o vice-prefeito de Curitiba Luciano Ducci como estrela principal, já focam as eleições 2010.


Parabólica
Curitiba ganhou seis novos roteiros turísticos. Operadoras da Capital anunciaram os novos passeios na sexta-feira. Os novos roteiros percorrem os monumentos étnicos da cidade, os cenários esportivos da Capital, os melhores bares, outlets e centros comerciais, caminhada por obras dos principais artistas plásticos com trabalhos na cidade e uma visita à parte histórica e cultural da área central. As operadoras são a BWT Operadora, Kallisté Turismo, MMS Turismo, Operadora Onetur, Sermann Turismo e Operadora Special Paraná.


A partir de hoje, os motoboys que exercem regulamente a profissão no transporte de mercadorias e documentos podem contar com uma linha de crédito de 80% do valor do veículo, até o limite de R$ 8 mil, na CEF com juros mais baixos e prazos de até 48 meses para quitar. A frota de motos e motonetas em Curitiba é de 125 mil. Pouco mais de  11% do total.


Em alta
A Polícia Federal iniciou as obras de construção da NOVA DELEGACIA EM GUAÍRA. Quando for concluída, daqui dois anos, vai completar a estrutura do cordão de isolamento na fronteira do Paraná com o Paraguai. A atual delegacia da PF não comporta mais a demanda da região, procurada pelos contrabandistas como alterantiva a Foz.


Em baixa
A Lei Estadual Antifumo entrou em vigor ontem, com fiscalização feita pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde em todos os municípios do Paraná. Conforme pesquisa do IBGE, são cerca de 25,5 milhões de FUMANTES no País. No Estado cerca de 17,9% dos paranaenses afirmaram que são tabagistas.