Má fase
O governo Requião vive uma de suas piores fases. A começar pelas denúncias sobre os contratos da Pavibrás com a Sanepar, que a cada dia se complicam. Ontem também,  a rádio BandNews questionou a prática do diretor do Detran, David Pancotti, de ter dois jogos de placas para seu carro oficial tem dois jogos de placas: duas oficiais e duas frias. Para completar, o Conselho Nacional do Ministério Público determinou ontem o afastamento de Luiz Fernando Delazari do cargo de secretário de Estado de Segurança Pública, que já não anda bem das pernas no governo diante do aumento da criminalidade. Isso sem falar na base aliada, que desunida, anda fazendo a festa da oposição na Assembléia Legislativa. A estadia de Requião em Brasília também não anda das mais produtivas. Até agora, não conseguiu garantias de nenhum de seus pleitos junto ao governo federal. Ontem, ele participaria do jantar que o PMDB oferece ao presidente Lula. Não conseguiu ficar nas mesas principais. 


Longe
Tranqüilos mesmo estão o chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, na França, e o chefe do cerimonial, Jacir Bergmann, curte férias nos Estados Unidos.


Pensamento do dia
“Sem Jacir Bergmann vai acabar a luz do governo Requião”, do líder do governo, Valdir Rossoni (PSDB), sobre as especulações de que ele estaria saindo do governo.

Saúde
A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa reuniu diversas autoridades da Região Metropolitana de Curitiba na área da saúde pública para traçar um perfil da situação dos municípios nesse setor. Os principais problemas citados foram a falta de leitos nos hospitais, de informatização da rede, a transição da municipalização para a regionalização dos atendimentos e a dificuldade nos atendimentos de emergência. O presidente da Comissão, deputado Ney Leprevost, prometeu elaborar um relatório detalhado sobre a situação para encaminhar e cobrar ação do governo.


Bateu
O vereador Custódio da Silva (sem partido) está com problemas. Discutiu com o pastor Gilso de Freitas (PR) – que se retirou do plenário. Mesmo evitando o confronto, Custódio partiu para o ataque: “Pra mim ele não é Pastor. Não tem caráter. Não pode me dar lição de moral.” Tito Zeglin (PDT), que presidia a sessão, tentou segurar a agressividade do parlamentar e só conseguiu depois de citar artigos do regime interno.


Na Colômbia
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) embarca hoje para a Colômbia. Vai conhecer as experiências do País na área de segurança e combate ao crime. A programação inclui visitas à capital, Bogotá, e a Medelín.


Posse no TJ
Está marcada para a próxima hoje, às 17 horas, a solenidade de posse dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça, Stewalt Camargo Filho, Maria Aparecida Blanco de Lima, Renato Braga Bettega e Roberto De Vicente. O ato será realizado no plenário do Tribunal, 12º andar do Anexo, sob a presidência do desembargador José Antônio Vidal Coelho. Os quatro novos integrantes do TJ foram escolhidos em sessão do Tribunal Pleno, realizada no último dia 23 de março.


Procuradora
O fato de o governador Roberto Requião ter levado a procuradora Jozélia Fonseca Brogliani a Brasília só reforça as especulações de que ela pode substituir Maria Marta Lunardon, que acumula a  secretaria de Administração.
 
Em alta
O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB) foi reconduzido à presidência do diretório municipal do PSDB. Também fazem parte da nova executiva: o vereador Celso Torquato, Eleonora Fruet, Micheli Caputo, e  José Hidalgo.


Em baixo
Não foi um bom negócio a Câmara Federal lançar ontem a proposta de reajuste de   82% para Lula e de 26% para deputados federais. Afinal, ontem também a Previdência anunciou pífios 3,30% de reajuste para os aposentados e pensionistas .