O governador Roberto Requião (PMDB) ao chegar ontem na Assembléia, para abertura dos trabalhos do Legislativo em 2007, sequer olhou para cara do Prefeito Beto Richa (PSDB). Para não passar pelo constrangimento de apertar a mão de Beto, Requião, cumprimentou apenas o novo presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus (PFL) e ignorou todos os outros membros da Mesa Diretora.


Diagnóstico
Requião não parecia bem ontem ao entrar no plenário. Um deputado que o acompanhou confirmou que o governador reclamou de mal-estar. Teria até dito temer um desmaio. Resta saber qual seria o motivo: a briga com Beto Richa ou questões mais pessoais.


Proximidade
Era hilário de ver de um lado o prefeito Beto Richa (PSDB) no maior dos papos com o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) e do outro o governador Roberto Requião (PMDB) conversando animadamente com o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, vereador João Claúdio Derosso (PSDB).
Emoções
Mas nem mesmo o mau humor de Requião resistiu a um sorriso quando ao final da cerimônia na Assembléia, o coral começou a cantar “Quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo (…)”. A música Emoções, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, como trilha do evento não poderia ser mais irônico. O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) por pouco não soltou uma gargalhada. A assinatura do evento foi de Gika Gulin, nova chefe do Cerimonial da Assembléia.


Tendas
A idéia de servir um almoço antes da cerimônia de reinício dos trabalhos na Assembléia Legislativa para os deputados da situação também foi de Gika. Para aliviar o clima, ela mandou instalar tendas no gramado que pode ser acessado pelo Salão Nobre.


Folia
A Assembléia Legislativa abriu ontem os trabalhos da nova legislatura. Mas trabalho, mesmo, os deputados só terão depois do Carnaval. É que só no dia 26 haverá sessão na Casa.


Sono
Se depender da disposição do Ministério Público, os parentes do governador Requião e secretários que ocupam cargos de confiança no governo podem dormir tranquilos. Em entrevista coletiva ontem à tarde, a promotora Terezinha de Jesus Souza só faltou dizer que o nepotismo é saudável. Alegou que não se pode generalizar nem “demonizar” a contratação de parentes para cargos de confiança. E que não há consenso jurídico sobre o assunto, apesar do Conselho Nacional de Justiça ter determinado, com o apoio do Supremo Tribunal Federal, que os parentes de juízes e desembargadores fossem demitidos.


Em alta
O vice-presidente do Senado, senador Alvaro Dias (PSDB/PR) não pára de cutucar o governo Lula.. Apresentou requerimento para que o Ministro da Fazenda envie informações técnicas sobre a troca de letreiros do Banco do Brasil em todo o País.


Em baixa
O governo federal resolveu bloquear R$ 16,4 bilhões do Orçamento da União de 2007.No documento divulgado pelo ministério, o governo reduziu de 4,75% para 4,5% a estimativa de crescimento do PIB em 2007, percentual que estava no Orçamento .