Do ponto de vista da engenharia, há tempo hábil para fazer a obra do metrô até 2014″, assegurou o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Ubiratã Teixeira de Almeida, aos vereadores da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal, ontem.


Metrô garantido (II)
Ele também informou que a previsão da prefeitura é iniciar a contratação de quem executará a obra já em 2010, após submeter o projeto que está em desenvolvimento à população no início do ano que vem, provavelmente em janeiro. Fazem parte da comissão os vereadores Tico Kuzma (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Jonny Stica (PT), Julieta Reis (DEM) e Omar Sabbag Filho (PSDB).


Furada
Peemedebistas ameaçam dar o troco no deputado estadual Mauro Moares, que quer sair do partido, sem perder o mandato, e já pediu autorização ao TRE. Ontem, foram lançadas várias ameaças ao parlamentar, incluindo a existência de um dossiê com fotos, gravações em áudio e vídeo comprovando a infidelidade partidária de Moraes, ao participar de eventos ao lado do prefeito Beto Richa (PSDB), adversário do PMDB. Moraes não está nem aí. Ele sempre deixou clara a sua opção pelo tucano. Segundo ele, a infidelidade só poderia ser caracterizada após a convenção que escolhesse oficialmente o vice Orlando Pessuti como candidato oficial do PMDB em 2010.


Boneco
Mauro Moraes derriça contra os líderes peemedebistas no seu pedido feito ao TRE. “O deputado (no caso ele) não é consultado quanto ao posicionamento do partido para as votações em plenário, mas no momento de votação, durante as sessões, os líderes tentam impor ao requerente (no caso, ele de novo), que vote sempre de acordo com o posicionamento do governo estadual, independentemente do programa partidário ou convicções pessoais. Tal conduta é desrespeitosa, visa tornar o deputado mero fantoche”, diz.


Escrito
O presidente da Câmara de Londrina, José Roque Neto (PTB), o Padre Roque, foi ontem entregar ao prefeito Barbosa Neto (PDT) o resultado da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou o transporte coletivo na cidade. Ficou sabendo que o prefeito viajou. Perguntou pelo vice e a resposta foi a que ele não estava. A saída, foi ir até o secretário de Governo. Chegando na secretaria, ficou sabendo que o chefe também não estava. Roque se irritou: deixou o relatório de 110 páginas com a secretária e um bilhete escrito com raiva nos olhos. O conteúdo, só Padre Roque e Deus sabem.


Deputado é assaltado
Por essa o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, não esperava. Um dia depois das estatísticas tenebrosas sobre violência contra adolescentes, que coloca o Paraná entre os mais violentos, a casa do líder do do governo Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) foi assaltada. É claro que foi Delazari que teve que ouvir os lamentos de Romanelli.


Agenda
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga hoje, às 15h, em Brasília, a Sondagem Industrial do segundo trimestre de 2009. A pesquisa traz as expectativas do setor industrial para os próximos seis meses, a avaliação do trimestre anterior e os principais problemas apontados pelos empresários do setor. Traz ainda os dados de estoques na indústria de transformação.



Em alta
O senador do Paraná, Flávio Arns (PT), foi citado pelo senador Artur Virgílio (PSDB/AM), como um nome para presidir a Casa e o “único” capaz de acabar com a crise que envolve o Senado, por causa das denúncias envolvendo o atual presidente José Sarney (PMDB/AM).


Em baixa
A gripe suína não poupa ninguém. Nem políticos. O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira está em isolamento domiciliar. Oliveira teve contato com o ex-prefeito e atual diretor da Sanepar, Valter Pegorer, que apresentou os sintomas da gripe A H1N1.