Milhagem
Em meio a mais uma onda de denúncias de irregularidades em vários setores da administração estadual, o governador Roberto Requião (PMDB) viaja na quarta-feira para o Japão, acompanhado por uma comitiva de empresários, secretários de Estado, deputados e representantes da comunidade nipônica. No retorno, a comitiva passa pela França, supostamente para reuniões de avaliação dos acordos formalizados durante a Semana da França, em 2005, e com a região de Rhône Alpes, assinados em 2006 e no início deste ano.


Refresco
À parte a programação oficial, há quem diga que Requião estaria na verdade aproveitando a viagem  para fugir do “inferno astral” que seu governo enfrenta nos últimos meses. Estressado, o governador teria sido aconselhado por amigos a sair um pouco da província para descansar, até para não agravar os problemas de saúde que o atingiram recentemente.


Convocação
O líder do governo na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), está preocupado com o risco da crise instalada na base governista se agravar na ausência do governador. Até por isso, está intimando os parlamentares da bancada de situação a comparecerem em peso nas sessões da Assembléia na próxima semana, para garantir quórum e votar os projetos de interesse do Palácio Iguaçu, emperrados nas últimas semanas pelo descontentamento dos deputados com o tratamento que vêm recebendo do governo.


Sem trégua
Se a vida de Romanelli já estava difícil com Requião por perto, deve ficar ainda mais com o governador longe. Até porque a oposição não pretende dar trégua ao líder governista, e já tem preparado para os próximos dias mais uma leva de denúncias que vão dar trabalho dobrado ao Palácio Iguaçu. A começar pela Sanepar, cuja idéia de criar uma CPI não morreu, apenas hibernou a espera de novos e emocionantes lances. 


Agenda
CIC foi a região da cidade escolhida por Luciano Ducci para abrir, na segunda-feira, sua primeira agenda externa de trabalho como prefeito em exercício.  Ducci tem programadas reuniões com lideranças comunitárias e chefias das equipes da Prefeitura para conversar sobre o andamento das obras e projetos em curso na área.


Preparação (II)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma visita ao Paraguai nos dias 20 e 21 próximos. Na quinta-feira, Lula discutiu com quatro ministros a Medida Provisória 357, que define a cota de eletricidade entre os dois países, a construção de uma Segunda ponte sobre o Rio Paraná, projetos de acordos com o Paraguai na área de defesa e no combate à febre aftosa, um programa de logística para escoamento da produção de grãos do país vizinho e um novo regime aduaneiro para Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Leste, no Paraguai.


Preparação (II)
A reunião de Lula com os ministros foi preparatória da visita do presidente ao Paraguai. Participaram os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, dos Transportes, Alfredo Nascimento, da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Defesa, Waldir Pires, além do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek.


Na pauta
A Executiva Estadual do PT reuniu-se, na ontem na sede estadual do partido, em Curitiba. Na pauta oficial, a criação de novas comissões provisórias, análise da conjuntura e estruturação da campanha de 2008. Na extra-oficial, muitas reclamações do governo Requião.


Agenda
CIC foi a região da cidade escolhida por Luciano Ducci para abrir, na segunda-feira, sua primeira agenda externa de trabalho como prefeito em exercício.  Ducci tem programadas reuniões com lideranças comunitárias e chefias das equipes da Prefeitura para conversar sobre o andamento das obras e projetos em curso na área.


Em alta
 O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, participa na segunda-feira em Curitiba do encontro de dirigentes de empresas e cooperativas que usam ou comercializam produtos de origem animal. O evento, promovido pelo Fundepec, vai discutir o combate à febre aftosa.


Em baixa
O PPS encaminhou pedido ao presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). Quer reaver os mandatos dos dois vereadores eleitos pelo partido em 2004 e quedeixaram a sigla —  o Serginho do Posto (PSDB)  e de Sérgio Ribeiro (PV)