O governo Requião costuma se vender como uma administração voltada aos pobres. Mas no particular, o governador não quer saber de pobreza. No mês passado, entre outros mimos, Requião gastou quase R$ 2 mil para comprar para seu gabinete um moderno aparelho que toca os DVD do tipo Blu Ray – tecnologia de última geração para vídeos de alta densidade. Tudo, claro, pago com o dinheiro meu, seu, nosso.


Demagogia
Como já era de se esperar, Requião não perdeu a oportunidade de explorar politicamente o reajuste da tarifa do transporte coletivo de Curitiba. Em uma atitude de absoluta demagogia, disse que não vai autorizar o aumento para a Região Metropolitana, apesar do valor da tarifa ter ficado quase cinco anos congelado, enquanto os custos só aumentaram desde então.


Memória seletiva
Requião só não explicou que fim deu a promessa feita por ele durante a campanha de 2006, de isentar o óleo diesel usado pelo transporte coletivo do pagamento de ICMS. A “amnésia” do governador é motivada pelo fato de que passada a eleição, ele simplesmente suspendeu a medida, em represália ao apoio do prefeito Beto Richa (PSDB) ao candidato de oposição ao governo, senador Osmar Dias (PDT).


Reprovados
Os quatro prefeitos e 75% dos vereadores eleitos dos municípios pertencentes à comarca de Formosa do Oeste – que abrange Formosa, Jesuítas, Iracema do Oeste e Nova Aurora –  tiveram suas prestações de contas reprovadas pelo juízo da 120ª Zona Eleitoral. O resultado da análise das contas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) da comarca gerou 13 representações para apuração de irregularidades no financiamento da campanha. Ao todo, nos quatro municípios, foram eleitos e empossados 36 vereadores, dos quais 27 tiveram as contas reprovadas.


Caixa 2
A lista dos reprovados também inclui o prefeito eleito de Formosa do Oeste, José Machado Santana, e os prefeitos reeleitos, Aparecido J. Weiller Júnior, de Jesuítas, Leônidas Neubern Rodrigues, de Iracema do Oeste, e Pedro Leandro Neto, de Nova Aurora. Segundo o MP, muitos desses casos já estão sendo analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Entre as irregularidades estão falta de comprovação de gastos com combustíveis e “caixa dois”.


Liderança
O deputado Ney Leprevost assumiu ontem a liderança da bancada do PP na Assembléia Legislativa.  Segundo ele, entre os planos do partido para 2009 estão intensificar a presença dos parlamentares no interior do Estado, bem como o relacionamento com os novos prefeitos e vereadores, na expectativa de aumentar a bancada na Assembléia à partir de 2011.


Desemprego
O líder do PDT no Senado, Osmar Dias, defende que o governo reduza a taxa de juros e baixe a carga tributária para evitar o desemprego que cresce com a crise mundial. Ele lembrou que o Brasil precisa ter crescimento econômico de, no mínimo, 2% para que não haja desemprego em massa. “Estamos no limite da taxa de crescimento. O governo precisa adotar medidas para abrigar os jovens que ingressam no mercado de trabalho e manter o emprego de quem já trabalha”, cobrou Osmar.


Em alta
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promoverá hoje entre 8 e 14 horas na Ilha do Mel um mutirão – em parceria com a comunidade – para o recolhimento de entulhos acumulados durante o ano e que encontram-se sem a correta destinação.


Em baixa
Pelo menos dois peritos médicos da Previdência Social foram agredidos por semana no ano passado.  De janeiro a dezembro de 2008, ocorreram 102 agressões contra esses profissionais, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP).