Até ontem no início da noite, a assessoria de imprensa do Gabinete da Presidência da República não sabia as regras para a cobertura da imprensa durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, em Curitiba. Muito menos a agenda “política” de Lula na Capital paranaense. “Vai da cabeça do presidente. Falar sobre a conversa que ele terá com o governador Requião e com o senador Osmar Dias (PDT), ou sobre a sucessão estadual, será uma decisão pessoal dele”, disse o coordenador da visita presidencial e membro do Cerimonial da Presidência da República, Orion Carvalho Borges.
Cadeira
Lula estará em Curitiba para dar posse ao desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca como presidente do 9º Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Paraná. Ele é o primeiro deficiente visual a ocupar o cargo na história brasileira.
Bate
A bancada do PMDB voltou a se reunir ontem com o vice-governador Orlando Pessuti, para discutir as eleições de 2010. Houve “lavagem de roupa suja” por conta do namoro de vários parlamentares com pré-candidatos de outros partidos ao governo, entre eles o prefeito Beto Richa (PSDB) e o senador Osmar Dias (PDT). Pessuti – que assume o governo em abril do ano que vem – cobro fidelidade dos correligionários.
Volta
Em compensação, deputados que vem “rondando a cerca” de Beto Richa e Osmar voltara a cobrar de Pessuti a viabilização de sua candidatura, e da formação de alianças que garantam a reeleição deles mesmos. Até porque, lembram, sem aliados o PMDB corre o risco de um novo vexame, e o que é pior, de não conseguir reeleger mais do que a metade dos atuais 18 deputados estaduais.
Isolamento
Outro que ouviu cobranças foi o presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi. Os parlamentares alegam que Pugliesi está levando o partido para o isolamento. O dirigente reagiu prometendo promover, a partir da semana que vem, uma série de encontros com direções de outros partidos para conversar sobre alianças para 2010. Entre eles PT, PV, PTB, PTC, PCdoB, PMN, PRTB, PR, PDT e PAN.
Tática
Já o PT paranaense programou para a próxima segunda-feira, nova reunião da Executiva Estadual em Curitiba, desta vez para discutir a tática eleitoral para a candidatura ao Senado. A presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann, pretende disputar novamente a indicação para o cargo.
Tucaneando
O PSB minimizou ontem as declarações do deputado estadual Reni Pereira, que convidou o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, para ingressar no partido e ser candidato “socialista” à sucessão do governador Roberto Requião (PMDB). Burko, ex-prefeito de Guarapuava (Centro do Estado), atualmente é filiado ao PV. Para diminuir o impacto da declaração, o presidente estadual do PSB, Severino Araújo, avisou que o partido é “Richa e não abre”.
Ressaca
Um dia depois da “batalha” da lei antifumo, a Assembleia Legislativa ontem estava às moscas. No início da sessão, 25 deputados tinham registrado presença no painel eletrônico, mas menos de 20 estavam efetivamente presentes no plenário.
Pré-sal
A Câmara dos Deputados instalou ontem as quatro comissões especiais criadas para discutir os projetos que tratam do marco regulatório do Pré-sal. O deputado André Vargas (PT/PR) foi escolhido para a comissão que debaterá o modelo de exploração baseado em partilha. Vargas, que integra a Comissão de Minas e Energia da Câmara, é um dos dois deputados paranaenses que integram esta Comissão Especial. A presidência ficou a cargo do ex-presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e a relatoria foi ocupada por Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Emendas para cultura
O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista da Leitura, propôs ontem que cada deputado federal reserve um mínimo de 2% das suas emendas parlamentares para os projetos e ações do Ministério da Cultura. “Se cada deputado destinar somente R$ 200 mil por ano para os seus municípios em ações de Cultura, a Câmara aumentará em R$ 102 milhões os investimentos em Cultura no País. Isso representa 10% do orçamento atual do Ministério da Cultura ou o valor que é investido em todo o Brasil na área do livro, leitura e literatura”, argumentou.
Agenda
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, estará em Curitiba hoje;. E Cezar Britto chegou ao Paraná ontem. Pela manhã, esteve reunido com advogados em Maringá. À noite, estará em Londrina, onde participa da inauguração da nova sede da OAB na cidade. Hoje, depois de uma palestra para alunos da Universidade de Londrina, segue para Curitiba.
Em alta
O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) foi reeleito, por unanimidade, presidente do Fórum Interparlamentar das Américas (Fipa) por mais dois anos, durante a VI Plenária, realizada em Ottawa, entre os dias 12 e 15 de setembro.
Em baixa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a escolha do novo caça que será adquirido pela Força Aérea Brasileira (FAB) ainda está indefinida. Ele disse ainda que não há previsão para a decisão final e pediu que seja evitado o “chutômetro” nessa questão.