O lider da bancada de oposição na Assembleia, deputado Élio Rusch (DEM), acusou ontem o governador Requião de não cumprir a promessa de campanha de 2002 de construir 200 mil casas populares. Segundo Rusch, desde 2003, a Cohapar construiu 31.807 residências ou apenas 15% do total prometido.
Déficit
Para o líder oposicionista, em pouco mais de um ano que lhe resta de mandato o governador não tem condições cumprir o que foi prometido. Mesmo que construa as 12,9 mil casas nos terrenos já cedidos pelos municípios, mas sem previsão de início das obras, e conclua as 5.210 novas em construção, o total chegará a no máximo 50 mil novas casas, ou 25% do prometido em 2002.
Pedreira (I)
Saiu um acordo prévio entre a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), produtores artísticos e a Associação de Moradores do Abranches (AMADA) para reabrir a Pedreira Paulo Leminski. “Nas reuniões foram definidos os termos para uma nova regulamentação do espaço, como, por exemplo,as multas em caso de não cumprimento das normas, pontos fundamentais para que a Pedreira volte a funcionar”, disse o vereador Jonny Stica (PT), que encabeça a campanha “A Pedreira é Nossa!”.
Pedreira (II)
Após análise das partes e ratificação dos termos por parte do setor jurídico da FCC, a proposta de novas regras será entregue ao Ministério Público do Paraná, autor de uma ação civil pública que inviabilizou a utilização da Pedreira Paulo Leminski para grandes produções e que aguarda um pedido de perícia técnica no local para tomar uma posição.
Desrespeito às grávidas
O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) promove hoje, às 14h30, uma audiência coletiva com 32 empresas denunciadas pelo descumprimento de recomendações em relação à gripe A. As denúncias foram recebidas até a manhã de ontem As empresas que forem denunciadas a partir da tarde de hoje participarão de uma nova audiência no dia 1º setembro. As denúncias recebidas são de descumprimento da recomendação feita pelo MPT-PR no dia 24 de agosto, que determinou o afastamento imediato das gestantes sem prejuízo da remuneração.
Destino útil
Já está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara um projeto de lei do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR), prevendo a criação de novas regras para liberação de veículos apreendidos pelos órgãos de segurança e Receita Federal. O projeto 3.346/08 altera a Lei 9.503/97 e estabelece que os veículos em condições de uso não reclamados sejam destinados aos órgãos de segurança pública.
Não engole
O deputado federal Eduardo Sciarra (DEM/PR) comemorou ontem a vitória parcial da oposição na Câmara dos Deputados contra a criação da CSS (Contribuição Social para a Saúde), novo imposto proposto pelo Executivo que viria substituir a já extinta CPMF. “O povo brasileiro não vai engolir mais este novo imposto”, afirmou.
Agenda
O vereador Paulo Frote (PSDB), autor da lei que determina a instalação de divisórias entre os caixas de atendimentos dos bancos, marcou para hoje nova blitz nas agências, com a participação de outros parlamentares. Desta vez, a vistoria para conferir o cumprimento da legislação, será em unidades do centro, a partir das 14h30.
O presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Rodrigo da Rocha Loures, será reconduzido hoje, ao posto de conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), da Presidência da República, do qual é membro desde 2003.
Em alta
Em 2009, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) registrou 102 denúncias de casos discriminatórios dentro do ambiente de trabalho. Destas, 46 eram denúncias relativas ao assédio moral no trabalho
Em baixa
A 2ª Vara Criminal de Cascavel condenou os ex-vereadores de Santa Tereza do Oeste, Sebastião Edson Mattos e Alceu Hoff, pelo crime de peculato, em ação criminal proposta pela Promotoria de Justiça Eles usaram documento falso para “comprovar” devolução de valores.