De olho no projeto que libera o uso da internet nas eleições do ano que vem, em análise no Senado, é cada vez maior o número de políticos que aderem às novidades da rede, como o Twitter (www.twitter.com) e no Paraná não é diferente, são cada vez mais vereadores e deputados aderem ao microblog, mas ainda são poucos. Em pesquisa do no microblog, descobrimos que apenas um dos senadores aderiu ao Twitter, dos 30 deputados federais, apenas dois garantiram lugar na novidade e dos 64 deputados estaduais, seis estão na rede do microblog. Na Câmara dos vereadores, sete aderiram, além do prefeito Beto Richa (PSDB). . O problema é que a maioria ainda não usa direito o serviço. Não emitem opinião, apenas avisam quando aprovaram ou apresentaram algum projeto. “O internauta quer conhecer no mundo virtual o político mais real”, diz um twitteiro e blogueiro de Curitiba.
Corrida
Em tempo. Para que tenha validade nas eleições do ano que vem, o projeto que libera a internet como ferramenta eleitoral tem que ser aprovado até outubro. E os senadores ainda têm muitas dúvidas sobre o assunto. Muitos temem que a liberação da campanha na internet deixe o processo eleitoral sem freios. Uma minoria, por enquanto, parece favorável à proposta.
A lista de endereços de políticos do Paraná
Senador
Alvaro Dias (PSDB-PR) – @alvarofdias
deputado federal
Ricardo Barros (PP-PR) – @ricardobarrospp
Dr. Rosinha (PT-PR) – @drrosinha
deputado estadual
Marcelo Rangel (PPS-PR) @marcelorangel1
Osmar Bertoldi (DEM-PR) @bertoldi
Pastor Edson Praczyk (PRB-PR) @predsonpraczy
Luciana Rafagnin (PT-PR) @LucianaRafagnin
Marcelo Rangel (PPS-PR) @marcelorangel1
Cida Borghetti (PP-PR) -@ cidaborghetti_
vereadores de curitiba
João Luiz Cordeiro “João do Suco” (PSDB) @joaodosuco
Jonny Stica (PT) @jonnystica
Jair Cezar (PSDB) @JairCezar
Omar Sabbag Filho (PSDB) @OmarSabbagFilho
Pedro Paulo (PT) @verppaulo
Renata Bueno (PPS) @renatabueno
Tico Kuzma (PSB) @ticokuzma
prefeito
Beto Richa (PSDB) – Prefeito de Curitiba – @BetoRicha
Promoção
A deputada estadual Cida Borguetti (PP) estuda a possibilidade de concorrer no ano que vem a uma vaga na Câmara Federal. É que seu marido, o deputado federal Ricardo Barros (PP), quer disputar o Senado em 2010, e Cida já teria sondado a base eleitoral do mesmo para ocupar esse espaço.
Contaminação
A gripe suína levou o PSDB do Paraná a adiar encontro estadual marcado inicialmente para a próxima quarta-feira. Ainda não há nova data para o evento, que deveria dar impulso à pré-candidatura do prefeito de Curitiba, Beto Richa, ao governo do Estado.
Na onda
Estabelecimentos comerciais e similares que realizem venda ou manipulação de alimentos poderão ser obrigados a instalar saboneteiras de parede contendo solução de álcool em gel antisséptico. Também deverão colocar avisos que orientem sobre a importância da higienização das mãos como ato preventivo a diversos tipos de doenças. A proposta foi protocolada pelo vereador João Luiz Cordeiro (PSDB), o João do Suco.
Trem bala
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, acredita que há número de passageiros suficiente para assegurar a viabilidade do projeto do trem de alta velocidade entre Curitiba e São Paulo. Hoje mais de sete milhões de passageiros viajam por ano entre as duas cidades. Com o chamado trem bala haverá um acréscimo de cerca de três milhões de novos passageiros como resultado da chamada demanda induzida, de acordo com ele. A previsão do governo Lula é lançar a licitação para o trecho em meados do ano que vem.
Agenda
A União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) e o Sebrae/Pr lançam em Curitiba no próximo dia 20, a Cartilha do Vereador Empreendedor. O objetivo é oferecer qualificação técnica aos vereadores e, ao mesmo tempo, orientá-los sobre o seu papel de agentes do desenvolvimento nos municípios. No mesmo dia e local, será empossada a nova diretoria da Uvepar. Encabeçada pelo vereador de Juranda, Bento Batista da Silva, a diretoria foi eleita para o biênio 2009/2011 com 70% dos votos dos filiados. Uma das prioridades será a interiorização da Uvepar e a ampliação do diálogo com as associações regionais de Câmaras de Vereadores.
Em alta
A TV Sinal, emissora da Assembleia Legislativa do Paraná, estreou novidades na programação exibida neste segundo semestre. São novas séries de reportagens, quadros e programas que trazem informações de interesse da população paranaense.
Em baixa
O deputado Élio Rusch (DEM), líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, considerou uma afronta o assalto à Delegacia do município de Loanda, na última quinta-feira. “Os bandidos não têm mais medo de ninguém”. É realmente muita falta de segurança.