Um deputado do PMDB que vem recebendo dados preliminares de uma pesquisa sobre a disputa pelo governo do Estado garante se a eleição fosse hoje não haveria como o prefeito Beto Richa (PSDB) deixar de ser candidato ao cargo. Segundo os números iniciais, o tucano estaria à frente na maioria das regiões do Estado, e com larga vantagem na Capital. “Se o Beto manter a aprovação de hoje a possibilidade de ele não ser candidato é pequena, porque ninguém tiraria a eleição dele”, avalia o peemedebista.
Em tempo
Em tempo. O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) sabe disso, assim como o governador Roberto Requião. É esperar para ver.
Todos prontos
Mesmo sem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) bater o martelo final sobre a eleição do deputado estadual Antonio Belinati (PP), os “chefes” de campanha dos deputados federais Luiz Carlos Hauly e Barbosa Neto (PDT) já articulam com os funcionários. Nenhum dos dois também desarmou a estrutura de campanha. Assim que o TSE decidira campanha começará. É esperar para ver.
Fim
Relatórios da 14a legislatura, que teve início em 2005 e termina no dia 31 deste mês, serão apresentados pela Mesa Executiva, na abertura da sessão plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira. Ainda hoje, às 10 horas, será realizada audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde.
Começo
No dia 1o de janeiro de 2009, será realizada a sessão de instalação da próxima legislatura, a 15a da Casa, que dará posse ao prefeito reeleito Beto Richa, o vice-prefeito e os novos vereadores. Será no Memorial de Curitiba, às 16 horas, ou seja, todos poderão festar bastante na véspera do ano novo. Já a sessão de eleição da nova Mesa Executiva e definição da presidência e membros das comissões permanentes está marcada para as 16h do dia 2 de janeiro.
Autonomia
Passou batido, mas o plenário da Câmara de Curitiba aprovou em primeiro turno, na sessão desta quarta-feira a criação do FEC (Fundo Especial da Câmara Municipal de Curitiba), que vai assegurar maior autonomia na realização de uma série de ações e atividades legislativas, que incluem reformas.
Contra a CPMF (I)
Amanhã, às 18 horas, a Associação Comercial do Paraná realizará, em sua sede, uma Assembléia Geral para analisar proposta de ajuizar uma ação coletiva para tentar a restituição por cobrança indevida de CPMF entre os meses de janeiro e março de 2004. Se esta ação for ajuizada, uma eventual sentença favorável poderá ser executada individualmente .
Contra a CPMF (II)
O advogado Cleverson Marinho Teixeira, assessor jurídico da ACP, explica que “com base no princípio constitucional da anterioridade nonagesimal, contribuintes podem ajuizar ações para reaver a diferença de alíquota (0,08% para 0,38%) da CPMF paga entre janeiro e março de 2004. Em função deste princípio, a cobrança da CPMF, fundada na prorrogação prevista na EC 42/03, à alíquota de 0,38%, só poderia se dar depois de 90 dias da publicação da emenda”.
Em alta
A proposta de emenda à Constituição que recria 7.343 cargos de vereadores poderá ser votada ainda este ano. Isso dependerá de decisão de reunião de líderes partidários a ser realizada nesta semana, afirmou o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho.
Em baixa
As exportações dos estados do Sudeste, Norte e Centro-Oeste registraram crescimento em novembro em comparação com o resultado verificado no mesmo mês de 2007 (14%, 12,9% e 7,4%).Entretanto, houve retração nos embarques nos estados do Sul (-14,5%) e Nordeste (-8,8%).