A caça às bruxas no PSDB, desencadeada a partir dos ataques do governador Roberto Requião (PMDB) ao prefeito Beto Richa (PSDB), não deve se restringir aos deputados estaduais. Nos bastidores da Câmara de Vereadores de Curitiba já se comenta que alguns “tucanos do bico vermelho” – como gosta de dizer o próprio Requião – terão que entrar na linha ou deixar a legenda.
Chamada
O prefeito Beto Richa ironizou ontem a tentativa de do chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, de negar que Requião tenha citado seu pai, o ex-governador José Richa, na reunião da “escolinha”. Disse que ele deve ter faltado à reunião e prometeu enviar-lhe uma cópia da gravação. Aliás, é de se admirar a paciência de Iatauro de assumir o papel de bombeiro de Requião. Beto também contou que até auxiliares de Requião que presenciaram a reunião ficaram visivelmente constrangidos com o destempero do governador. Tanto que ligaram para ele para contar a história.
Nacional
A briga entre Requião e o prefeito chegou ontem até o Congresso Nacional. O senador Arthur Virgílio (PSDB/AM), fez questão de pedir a palavra para defender Beto, o ex-ministro Euclides Scalco e o ex-governador José Richa. Classificou as acusações do governador de “ataque solerte”. Recebeu o apoio do senador Romeu Tuma (PFL/SP).
Comissões preferidas
Aos poucos, os parlamentares do Paraná vão ocupando suas vagas nas comissões da Câmara dos Deputados. Uma das comissões com mais paranaenses titulares é a da Agricultura e o Estado emplacou ainda a 3ª vice-presidência com Dilceu Sperafico (PP). Além dele fazem parte da comissão, Assis Miguel (PT), Moacir Micheletto (PMDB), Odílio Balbinotti (PMDB) e Abelardo Lupion (PFL). A de Finanças e Tributação também conta com quatro paranaenses: Max Rosenmann (PMDB), Rocha Loures (PMDB), Alfredo Kaefer (PSDB) e Luiz Carlos Hauly (PSDB).
Único presidente
A Comissão de Defesa do Consumidor elegeu o deputado Cezar Silvestri (PPS) como presidente e tem Barbosa Neto (PDT). Já a de Educação e Cultura conta com dois paranaenses: Angelo Vanhoni (PT) e Alex Canziani (PSDB). Dr. Rosinha (PT-PR) está na de Relações Exteriores. Outro petista, André Vargas, é titular na de Minas e Energia. Ratinho Júnior (PSC) ficou de Ciências.
Os especialistas
Alceni Guerra (PFL-PR) emplacou a 1ª vice-presidência da Seguridade, que conta também com Reinhold Stephanes (PMDB). A comissão de turismo conta com Hermes Parcianello (PMDB). Chico da Princesa (PTB), Ricardo Barros (PP) e Afonso Camargo (PSDB) emplacaram vagas de titular no grupo de transportes. ]
Multa
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas desaprovou a prestação de contas de um convênio entre o governo do Estado e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Firmado em 2004, o convênio, no valor de R$ 73.445,13, tinha o objetivo de realização de dois cursos para a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) – de planejamento e controle em segurança pública e aperfeiçoamento de oficiais. Os técnicos do TCE verificaram a falta de documentos obrigatórios.
Ano “começa”
A Assembléia Legislativa retoma hoje às 15 horas os trabalhos em 2007. A sessão solene será marcada pelos discursos do novo presidente da Casa, deputado Nelson Justus (PFL) e do governador Roberto Requião (PMDB) que fará um balanço de seu governo. Antes da solenidade, Justus reúne os 54 deputados e Requião em almoço no Salão Nobre do Legislativo. Na Câmara, a volta aos trabalhos é pela manhã, às 10 horas.
Em alta
A Secretaria de Estado da Segurança Pública divulga hoje o esquema de segurança que está sendo montado para garantir a tranqüilidade de quem vai estar no litoral do Paraná durante o feriado prolongado de Carnaval. O anúncio será feito em Matinhos.
Em baixa
A falta de segurança não poupa ninguém. . Da Prefeitura de Londrina, por exemplo, foi roubada a máquina pá carregadeira, que ocorreu , numa propriedade rural do município. A Polícia Civil já está investigando o caso, mas até agora nem sinal da pá.