O sobrinho do governador Requião e secretário geral do PMDB estadual, João Arruda, garante que apesar das declarações do presidente Lula em favor de uma aliança entre o PT e o PDT de Osmar Dias para 2010 no Paraná, os peemedebistas e petistas não vão romper a parceria eleitoral entre os dois partidos no Estado. Segundo ele, nesta semana a direção estadual do PT procurou a cúpula do PMDB para agendar um encontro para depois do Carnaval para “reafirmar o namoro”.


Combinado
O “primeiro sobrinho” afirma ainda que para o desgosto daqueles que preferem pular a cerca, o PMDB não vai abrir mão da candidatura própria para apoiar o tucano Beto Richa ou outro candidato do PSDB. Faltou combinar com os deputados peemedebistas, que já estão em campanha declarada pela união do partido com os tucanos.


Crise
A crise tem atingindo a todos os setores que demandam por crédito. Entre eles, as revendas de carros usados e seminovos. A cada dia, uma loja é fechada em vários pontos da cidade, a exemplo da Wandeco Automóveis, que funcionava na região Central.  No entanto, as informações da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Paraná (Assovepar) são de que não há dados sobre o assunto. Segundo as informações da assessoria da entidade, entre os associados não houve o fechamento de nenhuma das empresas.


 


Apoio
O PPS oficializou, na sexta-feira, o apoio à candidatura do deputado federal Barbosa Neto (PDT) no “terceiro turno” da eleição para prefeito de Londrina. O presidente do partido, Tercílio Turini – secretário de Governo do prefeito interino José Roque (PTB) – diz que a decisão foi motivada pelo seu plano de governo. O deputado afirmou que o apoio do PPS é bem-vindo.


Reforma já (I)
O líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB), defende a necessidade da reforma política ser discutida e aprovada pelo Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano. O vereador argumenta que o processo político em relação a 2010 já se iniciou e que a indefinição de regras pode criar, no ano que vem, situações semelhantes à ocorrida em Londrina, que vai ter um terceiro turno das eleições no próximo dia 29, ainda sujeito a uma decisão do Supremo Tribunal Federal.


Reforma já (II)
“Não devemos ter a definição de regulamentos já em meio a um processo de articulação de candidaturas. É quase o mesmo que mudar as regras de uma partida de futebol no decorrer do jogo. Precisamos ter, o quanto antes, uma reforma política duradoura, que dê segurança especialmente ao eleitor”, justificou o líder.



A Copa (I)
A OAB Paraná pretende ampliar o acesso a informações como, por exemplo, as medidas que já foram adotadas, as obras e recursos necessários para adaptar a cidade às exigências da Fifa e as verbas federais que devem ser destinadas às cidades-sedes. A apresentação será feita pelo coordenador do Comitê Executivo, o vice-governador Orlando Pessutti, pelo assessor de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Curitiba, Luiz de Carvalho, e pela assessora técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) Susana Lins Affonso da Costa.


A Copa (II)
A lista com as 12 cidades brasileiras que receberão a Copa de 2014 deve ser anunciada em 20 de março, durante o encontro do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique, na Suíça. Uma comitiva da Fifa visitou Curitiba no início do mês para avaliar as condições da cidade abrigar jogos do Mundial.


Em alta
O projeto que institui o cadastro positivo (PL 836/03) é o destaque da pauta do Plenário, que terá sessão extraordinária na segunda-feira (16), às 18 horas, para compensar a semana do Carnaval. Uma das novidades do projeto é a e autorização prévia para cadastro.



Em baixa
O Palácio do Planalto apresentou  ontemum balanço “técnico” para contestar denúncia da oposição de que o Encontro Nacional dos Prefeitos, realizado nesta semana, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, teve finalidade eleitoreira. Não convenceu.