No Paraná é grande a expectativa pela decisão de hoje dos ministro do Supremo sobre o nepotismo. Para o Presidente do PPS do Paraná, Rubens Bueno, “se nepotismo fosse bom o Maranhão seria um paraíso”. “o Judiciário poderá tomar uma decisão histórica e enterrar definitivamente essa prática personalista que envolve a coisa pública com a particular representada pela família, com sucessivos escândalos e práticas as mais atrasadas na gestão pública”.

Reconduzido
Munir Abagge tomou posse como membro efetivo da Corte do TRE/PR, na função de Juiz Titular, como indicação de advogados. Abagge já fez parte da Corte por dois anos (maio de 2006-maio de 2008) e agora foi reconduzido para um novo período de dois anos.


Eleições
DataFolha
Nos próximos dias, será divulgada a quarta pesquisa sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que não divulgou maiores informações, uma pesquisa do instituto DataFolha foi registrada da tarde de ontem.

Pegou mal
A estratégia do PT de não exibir nenhum candidato a vereador no programa do horário gratuito a eles reservado foi motivo de piadas em vários blogs e colunas políticas da Capital. Diante da repercussão negativa, a assessoria da campanha petista emitiu nota tentando explicar a estratégia, que seria uma forma de “mostrar a unidade do partido”.

À toque de caixa
Embora não se confirme oficialmente, informações de bastidores da campanha petista dão conta de que Lula virá a Curitiba para engrossar o coro da candidatura de Gleisi. A visita do presidente aconteceria em setembro e a agenda incluiria três comícios em três bairros, em uma única tarde.

Moradia
O prefeito Beto Richa (PSDB), em entrevista ao RIC Notícias, destacou o programa de habitação desenvolvido nos últimos quatro anos. “Atendemos mais de 120 mil famílias. Atuamos na urbanização de áreas de risco social, regularização fundiária e construção de moradias”.


Árvores e pedras
Requião, na escolinha de ontem, contestou as notícias publicadas pelos jornais sobre as irregularidades apontadas pelo TC na prestação de contas de 2007. O governador alega que as manifestações do Tribunal teriam sido distorcidas e que a administração do Estado é maravilhosa. “Diz um jornal que o Tribunal de Contas vê irregularidades nos gastos de publicidade. As árvores e as pedras do Paraná sabem que há dois anos não gastamos um tostão em propaganda”.

Recurso
AAdministração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) emitiu ontem uma nota sobre a multa de R$ 170 mil aplicada pela Agência Nacional de Transportes Aqüaviários (Antaq). Segundo a nota, as questões que causaram a multa já foram resolvidas e que, por isso, vai recorrer da decisão. “A Appa não pode ser considerada inadimplente porque não infringiu as normas e resoluções da Antaq”, destaca a nota.

Em alta
“O que você tem a  ver com a corrupção” é o mote da campanha que a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público  lança na sexta em Curitiba, em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos.

Em baixa
As emendas apresentadas pela bancada da Oposição ao projeto sobre promoções do quadro da Polícia Militar foram rejeitadas durante votação de ontem. A bancada havia apresentado seis emendas para  agregar os soldados, sargentos e subtenentes .