Ninguém imaginaria o dia em que o governador Roberto Requião cederia às pressões petistas, mas embora os palacianos não admitam é o que de fato está acontecendo. A volta quase triunfal de Emerson Nerone (PT) à direção geral da Secretaria de Estado de Trabalho é um exemplo dessa pressão. Depois de mandar Nerone embora, ontem, Requião recuou.
CPI na mira
Há peemedebista apostando que os petistas podem até abafar a CPI das ONGs, para poupar a imagem do partido e do ex-secretário de Trabalho Padre Roque. O PT, aliás, trabalha, extra-oficialmente para Requião ajuda no engavetamento da proposta de CPI, cujo o capítulo definitivo acontece na segunda-feira.
Lá e cá
Tanto cuidado com os petistas têm duas explicações, pelo menos segundo as teses de peemedebistas, que não simpatizam muito como namoro entre Requião e o PT. Uma delas é o simples fato de o PT ser o único aliado total de Requião, pelo menos por enquanto. Outra é que o governador precisa e precisará muito ainda da ajuda do governo federal, ou seja o presidente Lula, para alguns pepinos de sua administração, entre elas problemas no Porto de Paranaguá.
Professores
Hoje, às 8h30, no Colégio Estadual do Paraná, os professores e funcionários reúnem-se em Assembléia Estadual para analisar o andamento das negociações com o governo. A expectativa é de que o Estado apresente uma proposta concreta de reajuste salarial, o que, pelo menos até sexta, não deveria acontecer. A temida greve da categoria não está descartada.
Alheio
Nem mesmo com a polêmica decisão da Justiça Eleitoral de que o mandato pertence ao partido e não ao eleito fez o vereador Valdenir Dias adiar o seu futuro partidário. Ele, que saiu do PMDB e estava sem partido, assinou filiação no PSB.
Alheio (II)
O presidente do PSB de Curitiba e vice-prefeito da capital paranaense, Luciano Ducci, está comemorando a filiação do vereador e advogado Valdenir Dias ao partido. “Além do crescimento da base socialista na Câmara Municipal, esse fato representa também a expansão do partido no segmento comunitário”, comentou Ducci, referindo-se aos cinqüenta líderes comunitários que acompanharam Dias e aproveitaram a ocasião para também se filiar. Agora o partido conta com dois representantes na Câmara.
Paranaense no CNMP
O procurador de Justiça Lineu Walter Kirchner foi indicado, na última sexta-feira, como representante do Ministério Público do Paraná na disputa de uma das três vagas de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público destinadas aos MPs dos Estados. O nome dele, e de um procurador ou promotor de Justiça de cada um demais estados, será encaminhado ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), que escolherá três nomes para compor o CNMP.
Em tempo
A conclusão do Tribunal de Contas da União (TCU) de que há irregularidades em 35% das notas fiscais apresentadas pelo governo para justificar gastos com cartões da presidência da República confirma o que vem sendo denunciado pelo senador Alvaro Dias (PSDB/PR) desde 2005.
Em alta
O Projeto de Lei (PL) que vai definir um piso nacional para professores do ensino básico deve ser enviado nos próximos dias ao Congresso.. A medida vale para docentes com carga horária de 40 horas semanais. O piso será de R$ 850.
Em baixa
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná dvulgou ontem que dos 99.918 eleitores do Estado que estão em situação irregular, apenas 2.862 procuraram os cartórios eleitorais. O prazo para a regularização temina no final do mês de abril.