O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Nereu Moura (PMDB), almoçou no domingo com o governador reeleito Roberto Requião. Ouviu do governador que ele não vai mesmo interferir na disputa pela presidência da Casa. Segundo Moura, Requião aconselhou a seguir com seu projeto de disputar o cargo, mas com cautela, sem pressa.
Bola da vez
O deputado peemedebista avalia que a bola está com a bancada do PMDB, que elegeu o maior número de deputados para a próxima legislatura. Se o partido conseguir entrar em consenso e escolher um candidato único, terá todas as condições de vencer a articulação hoje liderada pelo pefelista Nelson Justus, que conta com a divisão da bancada peemedebista para emplacar seu nome.
O futuro de Pessuti
Em vista à Assembléia Legislativa ontem o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) esclareceu muitas questões que rondam seu futuro político. Disse que tem sido cotado e sondado para ocupar o Ministério da Agricultura no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas admitiu que esta é uma guerra de titãs e que tem poucas chances. Também se apresentou como um dos novos articuladores do governo na Assembléia Legislativa e para completar anunciou que pensa sim em se candidatar ao governo em 2010. Ou seja, avaliar todas as possibilidade. Só descartou mesmo a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas (TC).
Novela
Quase um ano depois do ocorrido, a Polícia Federal está finalmente concluindo inquérito que investiga a responsabilidade de integrantes do governo Requião, entre eles o próprio governador e o secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Delazari, pelas invasões de praças do pedágio no final de 2005. O inquérito foi aberto a pedido do juiz Francisco Carlos Jorge, da 3ª Vara Cívil de Ponta Grossa, por conta do não cumprimento das ordens de desocupação das praças pelo governo.
Em juízo
O militante do PMDB, partido do governador, Acir Mezzadri, líder do movimento que ocupou os pedágios, que apelou para o direito de só falar em juízo. Os advogados de Mezzadri negam a responsabilidade do peemedebista nas ocupações e depredações das praças de cobrança. Com a conclusão do inquérito o processo será remetido à Justiça federal e ao Ministério Público, que decidirá pela denúncia ou não dos acusados.
Loteria
A Assembléia decidiu copiar o exemplo da Câmara Federal. Vai sortear os gabinetes que serão ocupados pelos 20 novos deputados eleitos. O sorteio deve acontecer em janeiro.
Novos desembargadores
O Tribunal de Justiça empossa dois novos desembargadores hoje, às 18 horas, em solenidade a ser realizada no Salão do Tribunal Pleno, no 2º andar do prédio anexo do Palácio da Justiça. Serão empossados o juiz de Direito da comarca de entrância final de Londrina, José Cichoki Neto, e o juiz de Direito Substituto em Segundo Grau, Abraham Lincoln Merheb Calixto, escolhidos pelo critério de antigüidade e merecimento, respectivamente.
Queda
O deputado Pedro Ivo Ilkiv (PT) não apareceu na sessão de ontem da Assembléia. Ele teria literalmente caído do cavalo em um passeio na semana passada e pediu licença de sete dias. O acidente também livrou Pedro Ivo de enfrentar um processo disciplinar na reunião do PT paranaense no último final de semana. Ele é acusado de ter sustado um cheque de R$ 34 mil usado para pagar uma dívida com o partido antes da eleição.
Em alta
O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT), promoveu reforma do secretariado ontem,. Petistas garantem que é sinal de que dança das cadeiras começou. Muitos vão para cargos do governo federal, alguns do Estado e poucos ficarão sem emprego.
Em baixa
O diretor-geral da Itaipu Jorge Samek, teve que parar pelo menos ontem as negociações políticas para enfrentar um problema maios técnico. Ele enfrentou ontem a segunda greve de funcionários brasileiros da hidrelétrica de sua gestão. Pararam por aumento considerado surreal.