A bancada de oposição conseguiu ontem evitar a votação de parecer sobre o projeto do governo que propõe a criação de vinte novos cargos de confiança, supostamente para a função de diretores em penitenciárias do Estado. A estratégia dos oposicionistas foi vencer no cansaço, fazendo uma leitura detalhada de todos os projetos e pareceres em pauta na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia. No final, para a irritação da liderança governista, a reunião foi encerrada sem que o projeto pudesse ser votado.
Confronto
O PMDB resolveu promover debates entre os pré-candidatos do partido à prefeitura de Curitiba. O formato ainda não está decidido. Entre os que devem participar estão o reitor da UFPR, Carlos Moreira Jr; o presidente da Cohapar, Rafael Greca; o deputado estadual Mauro Moraes; e os deputados federais Rodrigo Rocha Loures e Marcelo Almeida. Moreira Júnior só torce para que até lá a invasão da Reitoria já tenha acabado.
Agressão
O ex-candidato a vereador de Piraquara por duas vezes e assessor direto do deputado estadual Osmar Bertoldi, Cassiano Ricardo Weinhardt Baptista, partiu ontem para as vias de fato com o sobrinho de 16 anos. O boletim de ocorrência foi registrado no Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente Vitimas de Crimes, sob o número 765017. Agora o caso segue para o Tribunal de Pequenas Causas.
Transparência
Representantes de sindicatos e associações patronais de veículos de comunicação defenderam ontem, em audiência pública na Assembléia Legislativa, mais transparência nos gastos do governo do Estado com publicidade. Eles querem que o governo divulgue periodicamente a relação dos gastos, discriminando cada um dos órgãos que recebem investimentos em propaganda, seja institucional ou não.
Projeto
Participaram do encontro, organizado pelo deputado Marcelo Rangel (PPS) representantes da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP0; Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (ADJORI); do Sindicato Patronal das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná; e do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná (SINAPRO). Rangel agora pretende apresentar um projeto de lei estabelecendo normas.
Fiscalização
A princípio o deputado entende que todas as entidades classistas que atuam na área da comunicação devam receber um relatório periódico e discriminado. Também foi decidido que a partir da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembléia será constituída um Conselho de Fiscalização das verbas de propaganda do Governo.
Biografia
O deputado federal José Genoino (PT) lança, amanhã, em Curitiba, a biografia “Escolhas Políticas”. O livro de autoria da socióloga Maria Francisca Pinheiro Coelho conta desde a infância de Genoino em Encantado (Quixeramobim), a fase de militante no movimento estudantil em Fortaleza (CE), a clandestinidade no período da ditadura militar, entre 1970 e 1972, e a prisão na Guerrilha do Araguaia.
P.S.
A biografia também relata os cinco mandatos de Genoíno na Câmara. Somente no último capítulo, o petista fala sobre o escândalo do mensalão, que o fez perder o cargo de presidente nacional do PT.
Em alta
Com redação em segundo turno, foi confirmada ontem pela Câmara de Curitiba, a aprovação do projeto de lei que altera dispositivos do plano de carreiras para a Guarda Municipal, assegurando reajuste de 15% aos servidores com crescimento vertical por merecimento.
Em baixa
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu o repasse de verba do fundo partidário para o PSTU por um ano. O partido teve as contas de 2003 reprovadas. Em seu despacho, Ayres Britto ressaltou que o partido teve chance de sanar problemas.