O primeiro secretário da Câmara dos Deputados, Osmar Serraglio (PMDB-PR), é oficialmente candidato à presidência da Casa. Na noite de terça-feira , durante jantar oferecido pelo deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR) à bancada do Paraná, em Brasília, Serraglio discursou como candidato, disse por que não acredita na candidatura de Michel Temer e já apresentou plataforma de trabalho. O jantar oferecido por Almeida contou com as presenças de 17 deputados federais do Paraná. O objetivo do encontro era apenas o de promover uma comemoração de final de ano. Serraglio destacou que ele não está abrindo uma dissidência na bancada do PMDB na Câmara ao lançar seu nome em contraponto à candidatura do presidente nacional do partido, deputado Michel Temer. Ele lembrou que o partido já está dividido nessa questão e que ele é um “candidato da Casa”. Ele informou que encaminhou uma carta a cada um dos 513 deputados federais apresentando seu nome.


Piso
A cruzada do governador Requião contra o piso salarial nacional dos professores não encontra econ nem entre seus mais próximos aliados. Vice-líder do PMDB na Câmara Federal, o deputado paranaense Rodrigo Rocha Loures – ex-chefe de gabinete de Requião – não só integra a Frente Parlamentar em defesa do piso, como está fazendo campanha para derrubar a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada contra a lei – com o aval do governador – no Supremo Tribunal Federal.


Sensibilidade
Na terça, Rocha Loures participou, com outros parlamentares, de audiência com o ministro Marco Aurélio de Mello, do STF, para fazer lobby pela derrubada da Adin. E segundo ele, tanto Mello quanto o relator da ação, Joaquim Barbosa, demonstraram sensibilidade para com a causa.


Em trânsito
A sessão matinal da Assembléia Legislativa ontem pouco resolveu para desafogar a pauta de votação da Casa. Os trabalhos foram suspensos por falta de quórum e os nove itens previstos para serem votados pelos deputados ficaram acumulados para a próxima sessão, segunda-feira.  Boa parte dos parlamentares deixou o plenário no meio da sessão, com a desculpa de viajar para Foz do Iguaçu para participar da reunião dos prefeitos eleitos e com o governador Requião.   


Orçamento
A Câmara de Curitiba encerrou, na terça-feira, o prazo para apresentação de de emendas ao  Orçamento do município para 2009. A proposta original da prefeitura prevê uma receita de R$ 3,7 bilhões. Ao todo, os vereadores apresentaram 249 emendas.  O projeto retorna, agora, à Comissão de Economia para avaliação das emendas protocoladas e emissão de novo parecer.


No TSE
O ministro Felix Fischer, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou recurso a Doático dos Santos, candidato não eleito a vereador em Curitiba pelo PMDB, contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) que não admitiu recurso desfavorável ao prefeito reeleito da cidade, Beto Richa (PSDB). Inicialmente, o candidato a vereador foi acusado de propaganda eleitoral irregular por veiculação de notícia contra o candidato tucano. O juiz de primeira instância condenou Doático dos Santos a multa no valor de R$ 5 mil. O Tribunal Regional negou recurso ao candidato.


Novela
Enquanto isso, a votação que vai definir se Antonio Belinati assumirá ou não a Prefeitura de Londrina ficou para a próxima semana, com sorte. E os londrinenses continuam sem saber quem assumirá a cidade no dia 1º.


Em alta
Os procuradores da República João Gualberto Garcez Ramos e Elton Venturi foram reeleitos para os cargos de procurador-chefe e procurador-chefe substituto da Procuradoria da República no Paraná (PR/PR). O MPF confirmou a nomeação,


Em baixa
A morte de Rachel Genofre, de 9 anos, completou ontem um mês e nada de a polícia descobrir quem matou a garota.. Isso porque mais da metade da polícia e a cúpula dela se dedica ao assunto. As pistas são cada vez mais escassaz e é quase certo que o bandido tenha saído do País pelo Paraguai.