Quem não ficou nem um pouco contente com a performance “hard” de Orlando Pessuti (PMDB) no encontro com agricultores na última sexta-feira, quando o vice-governador partiu para cima do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), foram os deputados peemedebistas que já davam como certa a aliança com os tucanos para a disputa pelo governo do Estado em 2010. Ao assumir uma postura de confronto aberto, Pessuti deixou claro que não vai facilitar a vida dos parlamentares que querem “rifar” sua candidatura à sucessão de Requião, em troca de um “chapão” que abra caminho para a reeleição da bancada do partido na Assembleia Legislativa.


Cobrança
Ontem, Pessuti se reuniu com as bancadas do PMDB da Câmara Federal e Assembleia. Oficialmente, apenas para tratar das prioridades para o Orçamento do Estado em 2010. Participantes contaram, porém, que o vice voltou a cobrar coerência e fidelidade dos parlamentares da legenda.


Cotação eleitoral
Na bolsa de apostas da Câmara de Curitiba está ganhando corpo a tese de que o senador Osmar Dias (PDT) não será candidato a governador nas eleições 2010. Pela teoria defendida por boa parte dos vereadores, o pedetista apoiaria a candidatura do prefeito Beto Richa (PSDB) e disputaria a reeleição, que é quase certa.


Repercussão
Parlamentares de diversos partidos comentaram ontem o escândalo envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e deputados do DF, apanhados recebendo dinheiro de propina em gravações da Polícia Federal. A opinião unânime foi de que mesmo envolvendo um governo do Democratas, o episódio acaba mais uma vez atingindo toda a classe política, independente de partidos.


E o Cassio?
E todos perguntam se o paranaense Cassio Taniguchi (DEM) continuará no cargo de  Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal.


Negócio da China
Requião estuda a possibilidade de importar tratores da China para atender o programa Trator Solidário, caso os fabricantes que operam no Brasil insistam em aplicar reajuste que ultrapasse a inflação deste ano, em torno de 5%. O edital para tentativa de aquisição dos tratores no mercado interno será publicado em dezembro.


Claspar
Os deputados aprovaram, ontem, pedido de informações da bancada da Oposição que requer as justificativas para o atraso no pagamento dos funcionários da Claspar – Empresa Paranaense de Classificação de Produtos. O requerimento foi apresentado no último dia 25, após denúncia apresentada pelo líder da Oposição, deputado Élio Rusch (DEM). Segundo o deputado, os funcionários da Claspar receberam parcialmente o salário referente ao mês de setembro e não receberam o salário do mês de outubro. Entre os questionamentos, Rusch quer saber o porquê do atraso e quais as datas em que os pagamentos do mês de agosto, setembro e outubro foram realizados.



Prazo
O deputado Reni Pereira (PSB) comunicou ontem no plenário na Assembleia a publicação da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do último dia 18, que cassou o mandato de Mário Roque (PMDB) por infidelidade partidária. Agora, a presidência da Assembleia tem prazo de 10 dias para afastar o peemedebista e dar posse ao primeiro suplente do PSB, Wilson Quinteiro. Roque trocou o PSB pelo PMDB para disputar a Prefeitura de Paranaguá no ano passado.


Emendas
ao PPA
Os vereadores analisaram ontem 14 emendas apresentadas pela bancada de oposição ao Plano Purianual (PPA). Sete proposta foram aprovadas e outras sete rejeitadas. O texto final do PPA deve ser votado nos dias 7 e 8 de dezembro. Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2010 será analisada no próximo dia 14.


Nota fiscal
eletrônica
O projeto que cria o sistema da nota fiscal eletrônica deve ir a votação no plenário da Câmara de Curitiba na próxima semana. A iniciativa foi discutida ontem em reunião conjunta das Comissões de Legislação e Justiça e de Economia. Os vereadores têm pressa em votar a matéria antes do recesso, que começa no próximo dia 15, para que entre em vigor no ano que vem. A iniciativa prevê que os contribuintes possam acumular até 30% de desconto no IPTU conforme peçam notas fiscais.


Sessão extra
Por causa da pressa, a Comissão de Legislação, Justiça  e Redação da Câmara de Curitiba deve fazer, amanhã uma reunião extraordinária a partir das 13h30 para limpar a pauta de projetos de lei, agilizando a votação plenária, necessária para cumprimento de prazos regimentais e constitucionais, segundo o presidente, Jair Cézar (PSDB). Ontem, a comissão iniciou a análise de alguns projetos. Entretanto, pedidos de vistas atrasaram a tramitação.


Fim de ano
Pelo menos nos legislativos, é tempo de contagem regressiva para as férias de fim de ano.


Parabólica
Hoje, no Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Pastoral da Aids da Arquidiocese de Curitiba celebra missa na paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no bairro CIC, às 19 horas. Logo a seguir será proferida palestra e exibido um vídeo sobre a importância da realização do teste de aids, dentro de uma parceria inédita com o Ministério da Saúde. A pastoral existe desde 2005 em Curitiba na sensibilização de jovens e realiza ações em conjunto com a Pastoral Carcerária no trabalho de prevenção.


O Ministério da Saúde divulga hoje o resultado de uma pesquisa sobre qualidade de vida das pessoas com HIV e aids, detalhando como o preconceito e o estigma impactam a percepção do bom estado de saúde do paciente, muito mais que a doença em si.



Em alta
Dados consolidados do Censo Escolar da Educação Básica divulgados nesta segunda-feira mostram que 59% dos alunos que iniciam o ensino fundamental já estão matriculados no modelo de nove anos. É um crescimento de 12,5% em relação a 2008.  O novo ensino fundamental de 9 anos foi criado em 2005.


Em baixa
Os brasileiros não poderão mais pagar multas de caráter eleitoral em lotéricas ou caixas de supermercado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje que a partir de agora as multas eleitorais somente deverão ser pagas em instituições bancárias. A mudança foi determinada pelo Tesouro Nacional.