Sem resposta
Candidato de “situação” à presidência estadual do PT, o secretário do Planejamento, Ênio Verri, se recusou a dar entrevista ao Jornal do Estado sobre a disputa. Alegou que as regras da eleição não permitem que ele responda aos questionamentos do JE.
Testemunho
A atitude de Verri representa um testemunho cabal do modus operandi do grupo que controla o PT paranaense. Os caciques da legenda se escondem atrás de seus cargos federais ou estaduais, se omitem para evitar ter que responder qualquer questionamento. O resultado é um partido amorfo, sem identidade, que se tornou uma mera sigla acessória do requianismo e vem encolhendo a cada eleição, se tornando uma pálida versão daquela legenda que surgiu como a vanguarda da esquerda no País.
Boquinha
Pensando bem, o secretário tem razão quando diz que não poderia responder certos questionamentos sobre o que pretende para o partido. Entre elas, por exemplo, qual a diferença entre o projeto político do PT do Paraná em relação ao do PMDB de Requião. Afinal, caso tivesse uma resposta que não agradasse ao chefe, correria o risco de perder o emprego.
Quem cala consente
“Roubalheira” e “bandidagem” foram alguns adjetivos utilizados ontem pelo ex-presidente do PMDB do Paraná e ex-líder do governo Requião na Assembleia, deputado Dobrandino da Silva para classificar o governo Lula do PT, em alto e bom som, da tribuna da Casa, com transmissão pela TV Sinal para todo o Estado. Nenhum petista presente se levantou para responder Dobrandino, o que diz muito sobre a conduta do partido no Estado.
Simpatia
“Quanto mais ele se distancia do PT, mais o vejo com simpatia”. Do presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, sobre a decisão do senador Osmar Dias (PDT) de não falar mais sobre alianças para 2010. Rossoni comemora o aparente refluxo de Osmar em direção ao PT de Dilma Roussef. Mas não comentou a recente participação do senador no encontro com Dilma em Brasília para discutir alianças.
Sumido
O agora Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do Governo do Distrito Federal e ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, deu sinal de vida. Divulgou por aqui que participa hoje de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Taniguchi falará sobre Bairro Sustentável, conceito novo que está em pauta por conta da criação do bairro Noroeste, em Brasília. Para quem não se lembra, Taniguchi foi eleito deputado federal mas não ficou muito tempo no Congresso, logo se licenciou para assumir cargo no executivo.
Orçamento (I)
A população já pode apresentar sugestões para a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2010 e ao Plano Plurianual 2010/2013. As urnas foram instaladas nesta quarta-feira (21), nas duas entradas do prédio da Câmara de Curitiba e nas nove administrações regionais da cidade (Boa Vista, Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, Cidade Industrial, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade). A comunidade também pode mandar suas propostas através de correio eletrônico. Ao entrar no site da Câmara (www.cmc.pr.gov.br) aparece o edital onde os interessados devem enviar e-mail para a Comissão de Economia.
Orçamento (II)
As duas leis vão orientar a execução dos R$ 4,056 bilhões do orçamento da cidade para 2010 e as diretrizes para investimentos e obras a serem realizadas até 2013. As sugestões podem ser encaminhadas até o dia 29.
Recusado
O Tribunal de Contas negou ontem pedido de concessão de Certidão Liberatória à Prefeitura de Paranaguá (Litoral) – documento necessário para a liberação de recursos de convênio entre os municípios e a União ou o Estado. A decisão foi motivada pelo fato do município não ter cumprido o porcentual mínimo de 25% de investimento da receita para a educação em 2007. Segundo o TC, no período, Paranaguá aplicou 23,23% dessas receitas na área.
Agenda
O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, dará entrevista coletiva hoje, às 10h, no Canal da Música, em Curitiba. Gabrielli vai participar do seminário “Pré-Sal – O Brasil no Caminho Certo”, promovido pelo Governo do Estado. Outros políticos confirmaram presença.
Em alta
Cortejado pelo PT e pelo PSB para a disputa eleitoral de 2010, o PDT deve dar sustentação à candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), ao Palácio do Planalto, o que fortalece a possibilidade de aliança PDT-PT também no Paraná.
Em baixa
Parlamentares de diversos partidos pediram explicações nesta quarta-feira ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sobre proposta em discussão na Mesa Diretora da Casa que permite a contratação de novos servidores sem concurso público.