Na bancada do governo na Assembléia Legislativa, houve quem cobrasse do secretário de Estado da Educação e irmão do governador Roberto Requião, Maurício Requião (PMDB), atitude contra a “rebeldia” do deputado estadual Mauro Moraes (PMDB), que insiste em propor aumento de salário maior para professores e policiais, colocando os governistas em “saia-justa” na votação do reajuste do funcionalismo estadual.
O filho é teu (II)
Segundo essa versão, Maurício teria sido responsável pela eleição de Moraes, ajudando o correligionário com a construção de quadras esportivas nas escolas situadas na base eleitoral do peemedebista. De olho na sonhada nomeação como conselheiro no Tribunal de Contas do Paraná (TCE) Maurício finge que não é com ele.
Por “segurança” (I)
Os membros do Conselho de Administração (CAD) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), tomaram posse no início da semana. Foi reeleito também o advogado Pedro Henrique Xavier (PHX) como presidente. O novo vice-presidente é o procurador-geral do Estado, Carlos Frederico Marés de Souza Filho. Ambos foram indicados pelo governador Roberto Requião, obviamente. A novidade do conselho é a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, como conselheiro titular, já que a área dele no governo, em tese, está longe da econômica. O secretário informa aos desavisados que ele não está no conselho porque a Sanepar virou caso de polícia, mas porque como promotor tem vasto conhecimento da legislação. Então tá.
Por segurança (II)
Há quem diga que ele recebeu o pepino de ser os olhos do governador Roberto Requião no Conselho, principalmente nos assuntos relativos à Pavibras.
Adesivo
A oposição já mandou investigar um adesivo misteriosos que circula em alguns carros que diz: “O meu porto é o Porto de Paranaguá”, com a marca da Appa – Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina. Os oposicionistas acham a publicidade desnecessária.s
Convenções
O diretório municipal do PCdoB de Curitiba foi o primeiro a marcar data para convenção. Convocou para o dia 28 de junho a convenção que deverá sacramentar a candidatura própria à prefeitura e a lista com cerca de 30 pré-candidatos a vereador. Segundo Joel Benin, vice-presidente do PCdoB curitibano, o nome do ex-deputado federal e atual presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, deverá ser homologado para a disputa de 5 de outubro.
Nepotismo
A Justiça recusou pedido de liminar feito pelo Ministério Público, que exigia a demissão dos parentes de deputados empregados em cargos de confiança na Assembléia Legislativa. A decisão foi do juiz Rosselini Carneiro, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. O processo, porém, continua correndo, para o julgamento do mérito. Pelo menos por enquanto, os parlamentares que tem parentes na Casa podem ficar tranqüilos.
“Busólogos”
Um grupo de fãs de ônibus, conhecidos como busólogos”, farão no sábado o 1º Encontro “Ônibus de Curitiba”. O local do evento não poderia ser mais adequado: dentro de um ônibus da linha Cotolengo, que os busólogos conseguiram emprestado da Auto Viação Água Verde, e deixarão estacionado no Parque Barigüi. Mais informações no site da comunidade de busólogos: www.onibusdecuritiba.com.br.
Em Alta
Nayara Macedo, aluna da Escola de Dança do Teatro Guaíra, foi classificada como uma das representantes brasileiras no “Youth America Grand Prix”, competição que reúne jovens solistas e conjuntos de diversos continentes. Ela conquistou o sexto lugar entre 616 jovens bailarinos .
Em baixa
O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregulares as contas de Jesuel de Oliveira, ex-prefeito de Novo Itacolomi , e o condenou ao pagamento de R$ 143.671,46. Ele recebeu verba do Ministério da Cultura para uma equipar biblioteca pública e só comprou um impressora.