O prefeito Beto Richa (PSDB) ganhou ontem espaço na edição de ontem do jornal Valor Econômico. Os tucanos comemoraram o espaço e o teor da reportagem que descreveu Beto como um político de perfil pacificador, tanto na administração quanto na político e até mesmo internamente no PSDB. “Dos detentores de cargos majoritários representativos no PSDB, o prefeito de Curitiba, Carlos Alberto Richa, tucano recordista de votos é hoje o mais bem avaliado administrador de capital. Eleito com 77% dos votos no primeiro turno, chegou a 82% de ótimo e bom pelo último Datafolha de março”, diz a reportagem.
Previsões
Na reportagem, Beto prevê ainda que o PMDB do governador Roberto Requião seguirá fragmentado na eleição para o governo do Paraná no ano que vem. Diz que tirou a conclusão devido às inúmeras manifestações de apoio que tem recebido de prefeitos peemedebistas.
Eufemismo
Os deputados Antonio Belinati (PP) e Jocelito Canto (PTB) saíram ontem em defesa do colega Carlos Simões (PTB), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por abuso do poder econômico e compra de votos na eleição de 2006. O curioso foram as justificativas dos dois para a defesa de Simões, que foi apanhado trocando votos em troca da distribuição de fraldas, cadeiras de rodas, e dentaduras na “Casa do Povo” e em programas de rádio e televisão Segundo Belinati, ele teria sido cassado por “pela forma de fazer campanha”.
Perseguição
Já Jocelito – que a exemplo de Simões e Belinati também é radialista – alegou uma suposta perseguição contra os profissionais da “latinha”.“Muita gente que compra muito mais voto. Só cassam os radialistas, os mais populares”, afirmou.
Rádio
Ontem, depois de várias sessões lendo e-mails recebidos de eleitores sobre diversos assuntos na tribuna do plenário da Assembleia, Belinati irritou o líder do governo na Casa, Luiz Carlos Romanelli (PMDB). O peemedebista não aguentou e pediu que Belinati parasse de fazer do plenário da Casa um “programa de rádio”.
Nervoso
E Marcelo Rangel (PPS) estava nervoso ontem. Em requerimento, ele solicitou que o governo informasse o volume de dinheiro arrecadado com vestibulares nas universidades e faculdades estaduais e quantos são os estudantes paranaenses nas cadeiras das instituições do Paraná. Recebeu como resposta que “cada universidade é autônoma para gerir recursos” e que o governo não tinha os dados. Irado, Rangel exigiu que o presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM), interferisse junto a secretária de Ciência e Tecnologia, Lygia Pupatto para que a resposta fosse fornecida imediatamente.
Agenda
Os governos do Paraná e do Mato Grosso do Sul e o Governo Federal reúnem-se hoje no município de Mundo Novo (MS), na divisa com o Paraná (Guaíra), para discutir a construção da ponte ferroviária que está prevista no projeto do novo ramal da Ferroeste entre Cascavel (PR) e Maracaju (MS).
As Comissões de Obras Públicas, Transportes e Comunicação e a de Defesa do Consumidor, respectivamente presididas pelos deputados Marcelo Rangel (PPS) e Reni Pereira (PSB), promovem hoje, às 14 horas, no plenário da Assembleia, Audiência Pública sobre Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba.
Hoje, João Franciso Zafanelli Cubas, da Fecomércio, assume a presidência do Conselho Estadual do Trabalho. Roberto Teixeira de Freitas , da Federação das Empresas A posse acontece durante almoço, no Senac Curitiba.
Em alta
A Sanepar apresentou o menor índice de perdas de faturamento do País entre as 26 empresas de saneamento do País. A informação é do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, divulgado pelo Ministério das Cidades.
Em baixa
O Ipardes recuou da divulgação da pesquisa de variação de preços, no mês de abril, dos produtos que tiveram redução de ICMS, marcada para hoje.. Alegou a necessidade de adequação dos diferentes regimes tributários dos estabelecimentos.