O tempo esquentou ontem em Londrina. Alguns vereadores acabaram “pagando o pato” do protesto contra a cassação de Belinati. Os manifestantes, que estavam reunidos no Centro Cívico, ao verem os parlamentares chegando para a sessão da Câmara, “ovacionaram” os vereadores com palavras de ordem. A PM foi acionada para evitar maiores transtornos e excessos.
Repercussão
O celular do presidente estadual do PP, deputado federal Ricardo Barros, não parou de tocar ontem, por conta da cassação de Belinati. “Na mesma sessão, os ministros do TSE absolveram outros políticos em situação idêntica a do Belinati. Dá impressão que o Tribunal quis dar o exemplo com um município grande, que tivesse repercussão nacional, como Londrina”, afirmou Barros.
Mudanças na bancada
O deputado Marcelo Almeida (PMDB) assumiu ontem a titularidade no mandato de deputado federal pelo Paraná. Almeida assumiu a vaga do deputado Max Rosenmann, que morreu no último sábado. A vaga do deputado Reinhold Stephanes, que está no exercício do cargo de ministro da Agricultura, já foi ocupada pelo segundo suplente do PMDB, André Zacarow.
Dupla vitória
O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR) comemorou efusivamente ontem nos corredores da Câmara a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa de juro Selic em 13,75%, interrompendo uma seqüência de altas. Na noite de terça-feira, o parlamentar paranaense já havia comemorado a aprovação do relatório da MP 442, lavrado por ele, que cria escudo anticrise na economia brasileira.
Conquista
O senador Osmar Dias (PDT) informa que conseguiu ontemn a garantia do ministro Reinhold Stephanes, da Agricultura, de que o governo vai liberar crédito para garantir a estocagem do trigo. “Reivindiquei a liberação de empréstimo do governo federal (EGF) aos produtores de trigo. Os preços hoje estão lá embaixo e não pagam os custos de produção. O empréstimo é necessário para que o trigo seja estocado e os produtores possam aguardar a hora adequada para comercializar”, afirmou Dias.
Registro
Representantes dos sem-teto que foram retirados de ocupação irregular no bairro Fazendinha, na última semana, acompanharam parte da sessão de ontem da Câmara Municipal. Antes, participaram da reunião da Comissão de Segurança Pública da Casa, presidida pelo vereador Pedro Paulo (PT).
Jornada Jurídica
A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) promove,amanhã, a Segunda Jornada Jurídica. O objetivo é analisar temas como licitações, sistema de registro de preços e a Lei Complementar 123/06, que criou o Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa e instituiu tratamento diferenciado a essas instituições, especialmente nos processos de licitações públicas. A abertura do encontro será feita pelo presidente do TCE, conselheiro Nestor Baptista. As inscrições deverão ser feitas pelo site do TCE: www.tce.pr.gov.br.
Cutucada
Em entrevista a rádio CBN ontem, o ex-governador Jaime Lerner disse que o Paraná estará em melhores mãos quando for governado por políticos como Beto Richa, Osmar Dias, Gustavo Fruet e Álvaro Dias. “É um lado que tem condições de mudar o Estado”, afirmou.
Em alta
A OAB Paraná apresenta hoje o relatório final das vistorias realizadas pela Comissão de Direitos Humanos em carceragens de delegacias e distritos policiais da região de Curitiba. Também será apresentado um balanço dos trabalhos para ajudar a reduzir a superlotação.
Em baixa
Por 254 votos contra e apenas 3 a favor, o plenário acaba de rejeitar o requerimento do DEM que pedia a retirada de pauta do projeto de lei que cria o Fundo Soberano do Brasil (FSB). A expectativa dos governistas era votar a proposta ainda na quarta-feira.