O grupo de tucanos – deputados federais Gustavo Fruet e Luiz Carlos Hauly e o senador Flávio Arns – insatisfeitos com a aliança com o PP no Paraná só se reunirá hoje com o presidente nacional da sigla, senador Sérgio Guerra. Os insurgentes tucanos haviam programado para ontem o encontro com Guerra na tentativa de reverter a aliança. Não só os três tucanos de Brasília, como boa parte dos pré-candidatos do partido a cadeiras na Assembleia e Câmara Federal considera um suicídio eleitoral a união na proporcional com o PP de Ricardo Barros. Temos que saber se a direção nacional concorda com isso. Primeiro, os dirigentes estaduais disseram que teríamos candidatura ao Senado. A aliança com o PP inviabiliza isso. Agora, o Rossoni (Valdir) vem e diz que vamos lançar candidato próprio a prefeitura de Curitiba em 2012. Não tenha dúvida de que isso é apenas parte de uma tentativa de acalmar os ânimos dos insatisfeitos, comenta Fruet.

Batista
Se engana quem acredita que o governador Orlando Pessuti (PMDB) já encerrou a limpa no primeiro escalão da equipe de governo do antecessor Roberto Requião (PMDB). A próxima vítima da caneta de Pessutão deve ser o diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE), Marcos Batista. O substituto, Carlos Pedroso (ex-SBT), já estaria inclusive exercendo parte das funções do homem forte de Requião na emissora estatal.

Relógio
Pessuti anunciou na escolinha de ontem que site Gestão do Dinheiro Público (www.gestãodo dinheiro publico.pr.gov.br) passou, deste o fim do mês passado, a atualizar, de hora em hora, todas as despesas do governo do Estado. São publicados os valores pagos, serviços prestados, além da identificação dos beneficiários. Qualquer pessoa pode verificar as informações. Além dos pagamentos, a Secretaria da Fazenda, administradora do portal, também passará a atualizar a arrecadação do Estado semanalmente, trabalho que era feito todo mês.

Vereador foragido (I)
Está foragido da Justiça o vereador Vanderlei Roberto Silva, da Câmara Municipal de Palmas, vulgo Cabrito. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná em junho do ano passado pelo estupro de uma adolescente de então 14 anos. À época, o MP-PR também conseguiu a prisão preventiva do vereador, mas ele obteve um recurso judicial e ficou detido por apenas cinco dias. Na última semana (27), porém, os desembargadores da 5ª Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná reconheceram, à unanimidade, a necessidade da prisão, restabelecendo, assim, os efeitos da preventiva.

Caso Donha
A corregedoria ligada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu na semana passada um prazo de 60 dias para a corregedoria estadual apresentar informações concretas a respeito da morte do empresário Miguel Donha, então pré-candidato do PPS à prefeitura de Almirante Tamandaré em 2000. O CNJ pediu justificativa da demora do processo que corre na Vara Civil de Rio Branco do Sul. O PPS estadual utilizou mecanismos legais para agilizar o processo, com a representação por excesso de prazo. O crime aconteceu há dez anos e o prazo para prescrever é de 20 anos. 
O suplente
O primeiro suplente de vereador do PMDB, Clementino Tomaz Vieira, deve se manifestar hoje se assumirá ou não a cadeira na Câmara de Curitiba aberta a partir da posse de Algaci Túlio (PMDB) como secretário de Estado da Copa do Mundo. Para assumir o posto no Legislativo, Clementino teria que abrir mão da presidência da Força Sindical no Paraná, o que poderia não contribuir para seu projeto de eleger-se deputado nas eleições de outubro. Assim, não será nenhuma surpresa se Clementino abrir mão da cadeira de vereador, beneficiando o segundo suplente peemedebista, Coronel Xavier. Algaci Túlio deve esvaziar o gabinete no Legislativo até a próxima sexta-feira.

Lixo tecnológico
Os vereadores de Curitiba aprovaram ontem projeto que responsabiliza indústrias e exportadores pela coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição de lixo tecnológico. O texto – apresentado em conjunto pelos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), João do Suco (PSDB) e Julieta Reis (DEM) – inclui pneumáticos, pilhas e baterias, lâmpadas, embalagens de tintas, solventes e lubrificantes, equipamentos e componentes eletrônicos. Segundo João do Suco, a proposta deve ser sancionada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB) até a próxima sexta-feira, como parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente, 5 de junho.

Massagens
O projeto que proíbe os veículos de comunicação de veicularem propagandas que tratem de temas eróticos recebeu emenda na sessão de ontem, da Assembleia Legislativa, e teve sua votação em segundo turno adiada. O novo texto, proposto pelo deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior, exclui da proibição serviços de massagens e saunas. Com isso, a proposta volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise da constitucionalidade e legalidade da emenda.

Parabólica
Mutirão de limpeza da baía de Guaratuba será realizado hoje, às 8h30, como parte das ações da Semana do Meio Ambiente no Paraná. As ações são coordenadas pela Faculdade de Guaratuba (Isepe) e pela organização não-governamental Instituto Guaju, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Em alta
As exportações de soja do Brasil atingiram em maio um recorde para o mês de 5,69 milhões de toneladas, apagando a melhor marca para o período registrada no ano passado, quando o país exportou 4,68 milhões de toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Em baixa
Em discurso de improviso na 33ª reunião da Cepal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a alta carga tributária do País, alegando que quem tem carga tributária de 10% não tem Estado e o Estado não pode fazer absolutamente nada.