Os deputados de oposição se reuniram ontem à noite na Assembléia Legislativa. Eles afinavam o discurso para o esperado confronto entre o presidente da Assembléia Legislativa, Stênio Jacob, e o presidente do Conselho admninistrativo da empresa, Pedro Henrique Xavier. Os dois estarão na Assembléia na quinta-feira pela manhã para responder sobre os contratos da Sanepar com a Pavibrás. A artilharia promete ser pesada. Outras reuniões do gênero foram marcadas para hoje e amanhã. A oposição, aliás, agora se organizou devidamente. Assim como no Congresso Nacional, eles contam com forte assessoria jurídica e uma equipe de assessores atentos. Estratégias são montadas para uma guerra.
Nova procuradora
O governador Roberto Requião assinou, ontem, a nomeação de Jozélia Nogueira Broliani no cargo de procuradora-geral do Estado, em substituição a Maria Marta Weber Lunardon. Procuradora do Estado, Jozélia ocupa atualmente o cargo de assessora técnica do gabinete da PGE. Maria Marta Lunardon ocupava o cargo de procuradora geral do Estado desde o dia 13 de março deste ano, acumulando-o com a função de secretária de Estado da Administração. A nomeação de Jozélia não exatamente uma surpresa para a categoria. Surpresa mesmo foi Maria Marta ter feito a transição. Em tempo, Jozélia e o ex-procurador Sérgio Botto de Lacerda são de “turmas” diferentes.
Sem pressa
O governo anunciou com estardalhaço na última sexta-feira que o reajuste salarial dos professores seria votado com urgência pela Assembléia Legislativa. Pelo jeito, não há tanta urgência assim porque até ontem, o projeto sequer havia chegado à Casa, e também não havia previsão de quando ele começará a ser votado.
Audiência
Acontece hoje, na Assembléia Legislativa, a audiência pública que discutirá o projeto que autoriza o governo a indicar os diretores administrativo e jurídico do Paraná Previdência – fundo de aposentadoria dos servidores públicos estaduais. O sindicato dos servidores é contra, o que fez a votação da proposta empacar. Atualmente esses diretores são escolhidos dentre os servidores inscritos no fundo.
Boas intenções
O protocolo de intenções assinado ontem pelo PMDB, PT e PC do B, na prática, não passa mesmo de um acordo de boas intenções. Os próprios dirigentes admitem que quando as eleições municipais de 2008 estiverem mais próximas, o que vai pesar mesmo é o interesse de cada partido.“Quem muito cedo canta, acorda os que dormem”. Do deputado Augustinho Zucchi (PDT), sobre a articulação entre os três partidos governistas para a próxima eleição.
Salamuni x Doático (I)
O vereador Paulo Salamuni (PV) não poupou críticas ao presidente do diretório municipal do PMDB, Doático Santos. Salamuni afirma que saiu do partido por conta das atitudes do dirigente. “O Doático é um arquivado pelas urnas. O dia em que o PMDB do Doático me fizer algum elogio, tenho que sair de máscara nas ruas”.
Salamuni x Doático (II)
Sobre a promessa do diretório municipal peemedebista de entrar com pedido para que os vereadores eleitos pelo partido sejam depostos para que os suplentes assumam, Salamuni foi irônico. “A melhor forma do Doático ajudar estes suplentes é convocá-los e informar que está se afastando da direção do partido”.
Em alta
O deputado estadual Osmar Bertoldi assumiu ontem a presidência da Comissão Provisória dos Democratas (ex-PFL). A vice-presidência ficou com o ex-deputado federal Luciano Pizatto. Eles terão como missão definir um candidato próprio da sigla à Prefeitura para o ano que vem.
Em baixa
Um grupo com aproximadamente 60 sem-terra fecharam, ontem, a entrada da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Ponta Grossa. les querem mais rapidez do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)