Depois da Sanepar, agora é no Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), que estão pipocando suspeitas sobre aditivos em contratos. No caso do DER, o aditivo de R$ 1,1 milhão teria sido concedido durante a viagem do governador Requião ao Japão e a França, beneficiando uma empresa que teria ligações diretas e estreitas com diretores do órgão.


Os tais aditivos (II)
Apesar de toda a fiscalização anunciada do governador Roberto Requião, a festa dos aditivos  e prorrogações contratuais continua. Basta dar uma olhada no Diário Oficial para ver que a prática é comum e estendida aos mais diversos órgãos. De fornecimento de papel até aluguel de retroescavadeiras.


Pendente
A Associação dos Municípios do Paraná e representantes das prefeituras do governo do Estado assinam na próxima quarta-feira, os convênios para o repasse de recursos do transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino. Por enquanto, porém, o governo não deu resposta definitiva sobre se vai ou não aumentar em R$ 15 milhões a verba, como reivindicam os prefeitos.


Novo alvo
Depois da Sanepar, TV Educativa e até Banco Social, a Defensoria Pública é o próximo alvo da oposição ao governo Requião. O funcionamento da autarquia estaria deixando a desejar e alguns casos estariam sendo recusados.


Expectativa
Com a volta hoje do presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), que estava em viagem ao exterior, a expectativa é de que finalmente seja instalada a Comissão Especial de Investigação (CEI) criada para apurar as denúncias de gastos irregulares na Secretaria de Estado da Comunicação Social, comandada por Airton Pisseti. Aprovada no último dia 29, depois que Pisseti se negou a ir ao Legislativo se defender, a CEI permanece na gaveta à espera das indicações dos seus sete membros pelos partidos.


Sanepar
Além da instalação da CEI, uma série de outras providências aguardam decisão da Mesa Executiva da Assembléia. Entre elas, a marcação de data para a audiência pública com o ex-presidente do Conselho Administrativo da Sanepar, Sérgio Botto de Lacerda, e do ex-diretor da companhia, Rogério Distéfano. Eles foram convidados para falar sobre as suspeitas envolvendo contratos e negócios da estatal no início de maio, mas até agora não foram ouvidos, apesar de já terem aceito o convite.


Contabilidade
Também depende de uma posição da direção do Legislativo, a realização da prestação de contas do governo Requião relativa aos primeiros quatro meses de 2007. A oposição quer saber a quantas andam as finanças do Estado, e se o Executivo terá recursos para pagar o prometido reajuste salarial.


Esperança?
A CPI das Invasões da Câmara de Curitiba volta a se reunir hoje, às 14h, na Sala das Comissões com um pepino. O presidente, vereador Tico Kuzma (PPS), reforça que o assessor especial de governo para assuntos de Curitiba e presidente municipal do PMDB, Doático Santos, foi notificado extrajudicialmente a comparecer. Mas como ele já adiantou que não vai comparecer, os vereadores terão que decidir o que fazer.  “Pretendemos ouvir a versão de Doático”, diz Kuzma, informando que, caso ele não compareça, será decidido com os demais membros da comissão o caminho a seguir. “Poderemos tomar medidas judiciais”, afirmou.


Histórico
Doático, citado por testemunha como incentivador de invasão, já havia sido convidado duas vezes para prestar depoimento, mas não apareceu e além disso ainda mandou telegrama ofensivo aos vereadores.



Em alta
A POLÊMICA DA CONSUMAÇÃO MÍNIMA vai retornar à Assembléia . O deputado Fabio Camargo (PTB) protocola hoje, na Assembléia Legislativa um “pacote” de projetos para o setor de bares. Um deles prevê que os estabelecimentos teriam o direito de oferecer a opção .


Em baixa
O projeto de lei da REFORMA POLÍTICA (PL 1210/07) continua a ser o destaque do Plenário da Câmara dos Deputados, cuja pauta volta a ficar trancada, desta vez por uma medida provisória de crédito extraordinário e dois projetos de lei sobre educação.