“O PMDB não tem cacique. Tem pajé. E quem reza a missa no interior é o pajé”. Frase do líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), ao dizer que a pré-candidatura de Orlando Pessuti (PMDB) vai crescer a partir do interior do Paraná.


Desacreditando
“Essa unidade normalista que a oposição tanto prega é falácia. Eles vão brigar mais que cachorro”. Frase do deputado e presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliese, ao citar a união da oposição contra o candidato do PMDB. Ele disse não acreditar na união de Beto Richa (prefeito de Curitiba) e Alvaro Dias e Osmar Dias (senadores).


Sapato social
Pugliese ainda saiu com essa, ao analisar a mudez do deputado estadual Mauro Moares (PMDB), que é contra a candidatura própria do PMDB, defendendo uma união com a oposição (PDT, PSDB, PPS e DEM). “Na reunião da Executiva, o Mauro Moraes disse que ia falar tudo e que ia para a briga. Ele sequer vestiu a chuteira”.


Confusão
Há quem fale em avisar o PMDB nacional da confusão por aqui.


Birra
O deputado estadual Marcelo Rangel (PPS) lamentou que as “birras” do governador Requião, como a que aconteceu com os transgênicos, estejam causando prejuízos ao Paraná. “Quando ele (Requião) briga ou tem birra por algo, todos os paranaenses é que pagam a conta. É uma opinião pessoal do governador que prejudica toda a população do Paraná”, lamentou. Rangel prevê que o modo como governador administra o estado deve gerar ainda muitas ações na Justiça.


Vistas
Um pedido de vistas dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Luiz Carlos Martins (PDT) e Reni Pereira (PSB) durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), adiou a votação do projeto do Executivo que prevê uma verba suplementar no valor de R$ 39 milhões para aquisição de um terreno anexo ao ex-presídio do Ahú. O terreno, segundo o governo do Estado, seria para a construção de um parque para revitalizar a área onde funcionará o Centro Judiciário do Paraná. É esperar para ver.



Estreia
Depois de muita discussão em ter ou não o horário eleitoral no “terceiro turno” em Londrina, a Justiça Eleitoral fez valer a lei. Ontem, foi o sorteio da programação eleitoral gratuita no rádio e na TV. Luiz Carlos Hauly (PSDB) estréia o horário, dia 14, às 13h30. Às 13h40 vem o programa do adversário Barbosa Neto (PDT). Cada um terá direito a dois programas diários de 10 minutos cada e mais 30 inserções veiculadas na programação normal das emissoras.


Esclarecimento
Na edição de terça-feira, as notas com frases atribuídas ao deputado estadual Augustinho Zucci (PDT) nesta coluna, com os títulos “Choque” e “Busão”, foram na verdade ditas por Élio Rush, líder da oposição, que mora em Marechal Cândido Rondon e se nega a usar carro para ir e voltar para sua cidade. Ele utiliza ônibus.


Em alta
Foram sorteados os 60 novos municípios que vão entrar na lista de fiscalização que  a Controladoria-Geral da União (CGU) está fazendo nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os municípios foram escolhidos por meio do Sorteio do PAC.



Em baixa
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou ontem  que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) devolva a quantia de R$ 2 mil corrigida para um fiel arrependido de ter feito uma doação Com a decisão, a Justiça negou o pedido de recurso da igreja