Mesmo para quem acompanha diariamente a política é triste ver como até aqueles que em outros tempos construíram uma rara trajetória de altivez e dignidade – em um meio em que impera o oportunismo e a falta de princípios – se dispõem a dobrar a espinha diante dos interesses dos donos do poder. É o caso do deputado Caito Quintana (PMDB) – que já foi relator da atual Constituição do Paraná e líder do governo na Assembléia – e hoje parece uma pálida versão do que foi um dos parlamentares mais respeitados do Estado.


Cabeça baixa
Quintana vinha anunciando desde o ano passado a intenção de disputar a indicação de conselheiro do Tribunal de Contas. Na semana passada, questionado pela reportagem do JE se mantinha a disposição de concorrer, mesmo diante da indicação do irmão do governador, o secretário de Educação, Maurício Requião, garantiu que jamais tinha retirado sua candidatura, e que assim que as inscrições fossem abertas, iria se inscrever para disputar o cargo. Ontem, porém, diante do fato consumado, o mesmo deputado fugiu da imprensa no plenário da Assembléia  Legislativa e desligou o celular, demonstrando sua evidente capitulação aos desejos do mandatário-mor do Palácio das Araucárias.


Imolação
O Partido Verde anuncia para hoje a apresentação do candidato da legenda à prefeito, Maurício Furtado. E por tabela, uma retratação pública dos três vereadores da sigla, Paulo Salamuni, Aladim Luciano e Sérgio Ribeiro. Os três cometeram a ousadia de participar de um encontro entre o deputado federal Fernando Gabeira (PV/RJ) e o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). Por conta disso estão sendo ameaçados de “imolação” pelo presidente da sigla no Estado e assessor do governador Requião, Melo Viana.


Ratinho
Hoje, o deputado federal Ratinho Junior, presidente estadual do PSC , deve confirmar a aliança com o PT e sugerir o nome de Borges dos Reis para a vaga de vice de Gleisi Hoffmann. A coletiva com a imprensa está marcada para às 15 horas, no Caravelle Palace Hotel.


Veto
Os vereadores de Curitiba mantiveram ontem veto do prefeito Beto Richa (PSDB) a projeto que previa a consulta obrigatória aos conselhos Tutelar e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para a elaboração das leis orçamentárias em Curitiba. A proposta era de autoria do vereador Pedro Paulo (PT).


Sucessão
Requião viaja para a Argentina hoje e só volta no dia 1º de julho. Com isso, provocou nova onda de afastamento entre seus sucessores diretos. O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) se licenciou alegando tratamento médico. O presidente da Assembléia, Nelson Justus (DEM), por motivos pessoais. Ambos na verdade deixam os cargos para não tornar inelegíveis parentes que disputam a eleição municipal deste ano. Com isso, assume mais uma vez como governador interino o presidene do Tribunal de Justiça, Vidal Coelho.


Visão
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) faz hoje, às 15h30, um pronunciamento no plenário da Câmara para denunciar o governo do Paraná por falta de planejamento, de transparência e de visão de futuro. Segundo o deputado, é hora de pensar numa agenda com novas lideranças capazes de levar o Estado a superar o atual período de turbulência.


Em alta
A Assembléia Legislativa aprovou ontem  projeto de lei que visa punir as empresas que não cumprem contratoscom a administração pública. A empresa será declarada inidônea , multada e proibida de participar de licitações.


Em baixa
A CAMPANHA DO GOVERNADOR ROBERTO REQUIÃO para desqualificar a decisão da Justiça Federal de multá-lo em R$ 200 mil por desrespeitar decisão sobre uso da TV Educativa espanta. Quase dez matérias foram postadas na agência do governo.