O acordo que estabeleceu a ida do secretário de Segurança, Luiz Carlos Delazari, à Assembleia Legislativa – sem a votação do requerimento de convocação do mesmo – expôs mais uma vez a extrema dificuldade – para não dizer total incapacidade – do parlamento estadual se impor como poder autônomo e independente. Apesar de Delazari ter se recusado por diversas vezes a comparecer à Casa anteriormente, e mais recentemente ter chamado os deputados de “abutres”, os parlamentares preferiram passar recibo e pôr “panos quentes” na situação.
Líder
O presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), atuou ontem mais uma vez como uma espécie de “líder do governo Requião” na Casa. Foi Justus quem propôs e mediou o acordo para livrar o governo e Delazari do vexame de ver sua convocação aprovada pelo plenário. Depois de tudo, ainda disse com a maior naturalidade que o requerimento não precisava ser votado, pois com as 31 assinaturas, já estaria valendo.
Prepotência
Falando em líder do governo Requião, o de fato, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), deu ontem mais um show de arrogância e prepotência, na sessão de ontem. Não contente em fustigar o oposicionista Valdir Rossoni (PSDB), conseguiu se estranhar até com Nelson Justus, que apenas havia pedido que ele concluísse um aparte por questão de tempo.
Vassalos
Romanelli parece não ter aprendido a lição de 1998, quando quatro anos após o fim do primeiro governo Requião, e na metade da “era Lerner”, não conseguiu se reeleger deputado. Age como se fosse ficar no poder para sempre. Não percebe que os mesmos que lhe prestam vassalagem hoje por medo e interesse, serão os primeiros a lhe virar as costas, quando não for mais líder do governo, e não contar com as benesses de quem angaria apoio político com verbas públicas e ameaças.
Patinho
Mas não é só o líder governista que pisa na bola. Ficou claro ontem que o líder da oposição, Élio Rusch (DEM), se deixou levar pela artimanha da liderança do governo, ao aceitar a retirada do requerimento de convocação de Delazari. Romanelli só aceitou o acordo porque percebeu o risco de derrota. E Rusch acabou ajudando o governista a se safar, caindo como um patinho na estratégia do peemedebista, com a ajuda do presidente da Assembleia.
Fruet e o Senado (I)
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) aproveitou o feriado prolongado para cumprir uma extensa agenda, voltada para reforçar sua pré-candidatura ao Senado pelo PSDB. Nas últimas semanas, Fruet intensificou as viagens pelo estado durante os fins de semana e por onde passa recebe um número crescente de apoios para candidatar-se ao Senado.
Fruet e o Senado (II)
Na última sexta-feira, por exemplo, o prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau, gravou depoimento de apoio a Fruet. Só este mês o deputado já esteve em mais de 10 outros municípios, em conversas muito positivas com lideranças do PSDB e de vários setores da sociedade. Fruet também solicitou ao PSDB espaço no programa gratuito do partido que vai ao ar em rede estadual em novembro.
Pesquisa
A pesquisa Ibope, divulgada ontem pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi um prato cheio para os críticos do MST. De acordo com o IBOPE, 37% dos assentados não produz absolutamente nada. Outros 10,7% não produz o suficiente para alimentar a família e 24,6% produz somente o suficiente para a família, o que indica que 72% das propriedades analisadas não produzem renda alguma, sendo necessário praticar outras atividades econômicas para sobreviver. Apenas 27% produz o suficiente para família e algum excedente para a venda. Para o deputado federal Eduardo Sciarra (DEM/PR), o números assustam e “colocam em xeque o projeto de reforma agrária em curso no Brasil”.
Credenciar
animais
Projeto de autoria da vereadora Julieta Reis (DEM), que prevê o credenciamento de cães e gatos em Curitiba, foi adiado por dez sessões. A proposta será analisada novamente pela parlamentar antes de ser apreciada em plenário. O projeto constava na ordem do dia de ontem, em primeiro turno.
Agenda
René Ariel Dotti, Presidente Honorário do IBDPE – Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico – e os sócios fundadores Alexandre Knopfholz e Gustavo Scandelari recebem convidados para o coquetel de lançamento do Boletim do IBDPE. O evento será amanhã, a partir das 20 horas, na Sala de Eventos da Universidade Positivo, em Curitiba.
Em alta
O Ministério da Saúde autorizou a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Paraná. A população de Ponta Grossa contará com o serviço de urgência e emergência capaz de atender a demandas de uma região com até 200 mil pessoas.
Em baixa
LTerminou sem acordo final a reunião entre os representantes do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e do governo interino do país para tentar uma saída para crise política no país.. O encontro tentou discutir os principais pontos do acordo de San José.