Estilhaços
As declarações do ex-ministro José Dirceu, publicadas pela revista Piauí, de que o PT gaúcho recebeu dinheiro de caixa dois, operado pelo ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares, também acendeu a luz vermelha entre os dirigentes petistas paranaenses. É que, entre os beneficiados pelos recursos do valerioduto, constam campanhas de candidatos do PT às prefeituras de Londrina e Curitiba em 2004.


Papai Noel
Querendo ou não, Dirceu acabou colocando o dedo na ferida, ao lembrar que os candidatos petistas batiam à porta de Delúbio em busca de somas milionárias para suas campanhas. Mas, quando o escândalo do valerioduto explodiu, os mesmos petistas trataram de colocar toda a culpa da direção nacional do partido na época. Como se o dinheiro que lhes serviu tivesse vindo do Papai Noel.


À tona
A dúvida que fica agora é: até que ponto todo o caso do valerioduto e do caixa dois do PT poderá se refletir nas eleições municipais de 2008. Por mais que os petistas tentem fugir do assunto, ele fatalmente voltará à tona — para desespero de muitos candidatos e caciques do partido no Estado, que fingem não ter nada a ver com isso.


Pedágio (I)
O deputado Ney Leprevost encaminhou nessa semana expediente ao Ministério dos Transportes cobrando uma definição sobre o segundo pedágio que será instalado na rodovia que liga o Paraná a Santa Catarina. A licitação elaborada pelo governo federal e vencida pela espanhola OHL previa duas praças de pedágio nesta estrada, sendo que a primeira ficaria próxima ao acesso a Tijucas do Sul e a segunda, um pouco antes do acesso a Garuva.


Pedágio (II)
A proposta apresentada por Leprevost e pela Associação Comercial de Guaratuba ao longo do ano, ao Ministério dos Transportes, é de que a segunda praça seja instalada na BR após o acesso a Garuva, fazendo com que os motoristas paranaenses possam se dirigir a Guaratuba sem ter que pagar o segundo pedágio. Mas, até agora, o Ministério não se manifestou. 


Guardinha
Pré-candidato à vereador em Curitiba, Valdir de Córdoba Bicudo — superintendente da Polícia Civil e comentarista esportivo — quer dar poder de polícia aos guardas da Diretran. Bicudo argumenta que, na América do Norte, os guardas de trânsito já dão sua contribuição no combate à criminalidade.


Eleição
A direção do PTB decidiu adiar a convenção municipal que estava marcada para hoje Os dirigentes avaliaram que muito filiados ainda estão em férias e com isto o quórum de votação poderia ser menor. De acordo com o secretário-geral da legenda no Paraná, deputado Fabio Camargo, a convenção municipal deve ser realizada ainda em janeiro. A chapa que concorre ao cargo é encabeçada pelo empresário Rodrigo Martinez, filho do ex-deputado federal José Carlos Martinez.


Protagonista
Já no próximo dia 18, os petebistas fazem a eleição do diretório estadual, que atualmente é presidido pelo deputado federal Alex Canziani. Ele pode ser substituído pelo empresário Flávio Martinez. O atual presidente nacional do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, que detonou o escândalo do mensalão, confirmou presença no evento. Todos os petebistas, aliás, puderam ser vistos cantando alegremente em comercial de Natal de gosto duvidoso que foi levado ao ar nas emissoras de televisão.


Em alta
A implantação do metrô em Curitiba será tema de evento proposto pelo vereador Jair Cézar (PSDB). O encontro deverá ocorrer em breve e já foi solcitado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) uma palestra.


Em baixa
A União deverá ter este ano um aumento de R$ 19,990 bilhões na arrecadação, em relação ao ano passado, já excluídos os R$ 39,3 bilhões que deixará de arrecadar com a CPMF. É o que mostra estudo do PSDB, a pedido do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR).