Seguindo o exemplo do chefe governador Roberto Requião Requião, o secretário de Comunicação, Benedito Pires, também vem se esforçando para garantir o futuro dos familiares mesmo depois de deixar o governo. Em outubro, a TV Paraná Educativa e a Telesur da Venezuela fizeram processo de seleção para contratação de apresentador para o jornal Telesur Notícias, em português. O escolhido teria que se transferir para a Capital venezuelana (Caracas), recebendo passagens e um salário equivalente a 3,6 mil dólares.


Parente (II)
Uma multidão de candidatos se acotovelou durante dois dias nos corredores da Educativa por conta da vaga. No final das contas, Mariana Gotardo – por coincidência, enteada de Benedito Pires – foi a escolhida. Gotardo, por muito tempo, apresentou o programa Enfoque, transmitido pela Educativa. Ao contrário dos outros funcionários da Casa que ganhavam por cachê, Mariana era nomeada pela Casa Civil.


Naturalidade
O deputado Durval Amaral (DEM) justificou ontem ter assinado manifesto em defesa do apoio à candidatura do prefeito Beto Richa (PSDB) ao governo, alegando que como o PDT do senador Osmar Dias tende a se coligar com o PT, não há como o Democratas participar da aliança. Segundo ele, a coligação com o PSDB seria natural, ao contrário de uma aliança que inclua o PT, já que o partido faz oposição ao governo Lula.


Enrolado
Amaral se enrolou todo, porém, quando questionado sobre a possibilidade cada vez maior de que a coligação de Richa inclua o PMDB do governador Roberto Requião, de quem o DEM também é adversário no Estado. Admitiu que essa composição também não seria natural e difícil de explicar, já que o eleitor de Beto Richa quer mudança nos rumos políticos do Estado.


Atraso
 A bancada de Oposição apresentou ontem um pedido de informações ao governo sobre o atraso nos salários dos funcionários da Claspar – Empresa Paranaense de Classificação de Produtos. O líder oposicionista, deputado Élio Rusch (DEM), já havia cobrado explicações sobre o problema na semana passada, mas não recebeu qualquer resposta. A liderança do governo pediu o adiamento da votação do pedido para a semana que vem.


Anistia
Aprovada em redação final na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que prevê a anistia de R$ 960 milhões para oito cidades – Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Piên, Araucária e Maringá – segue para sanção do governador Roberto Requião. Os deputados finalizaram o processo de votação do projeto de lei  ontem. A tal dívida de Curitiba com o Estado chegou a ser usada por Requião para atacar o prefeito Beto Richa (PSDB), quando o tucano declarou apoio a candidatura do senador Osmar Dias nas eleições de 2006. Agora, a mesma dívida (ou melhor, o seu perdão) simboliza a boa vontade de Requião em se aproximar politicamente de Richa.


Coisa velha (I)
O deputado Élio Rusch (DEM), comentou em pronunciamento ontem a operação Tolerância Zero, que resultou na prisão de 15 pessoas no Paraná em razão de desmatamentos em área de assentamentos de reforma agrária. Segundo Rusch, nos anos de 2004 e 2005 uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), presidida por ele, foi instalada na Assembleia Legislativa para averiguar irregularidades na fazenda Araupel e ficou comprovada a existência de crime ambiental em assentamentos.


Coisa velha (II)
“Concluímos que foram dizimados mais de 10 mil hectares de mata de araucária, além da total extinção da fauna”, lembrou. “Encaminhamos o relatório ao Ministério da Agricultura, ao superintendente do Incra, a diversos senadores, deputados federais, juizes, promotores e procuradores. Essa ação que hoje estampa as capas dos jornais não é novidade. Problema semelhante foi levantado há cinco anos”, completou.


Ciumes?
Comentário maldosos de um deputado estadual sobre a bancada federal: “A Copa 2014 está unindo os deputados, que finalmente trabalham pelo Paraná.


Os cricas
A diretora de projetos sociais da Fundação de Ação Social (FAS), Cláudia Foltran, foi até a Câmara de Curitiba ontem explicar aos vereadores as propostas de trabalho da sua pasta. Questionada pelo petista Pedro Paulo, Foltran primeiro parabenizou o parlamentar pela sua esposa, que é conselheira tutelar e depois emendou: “como ela, o senhor é um crica”.


Na pressão
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, desembarcou ontem na Câmara de Curitiba para pressionar o vereador Juliano Borghetti (PP), que promete apresentar emenda para flexibilizar a lei antifumo e liberar os fumódromos.


Assaltados
Somente nesta semana, dois vereadores de Curitiba já foram assaltados. Armados com revólveres, marginais levaram o carro, dinheiro e celular de Tito Zeglin (PDT). A outra vítima foi Caíque Ferrante (PRP), que também foi ameaçado com arma de fogo no sinaleiro da praça da Espanha. Os assaltantes levaram R$ 100,00 de Ferrante.


Parabólica
Os vereadores de Curitiba analisam os projetos e propostas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o próximo ano, em especial no Hospital de Clínicas. Os vereadores procuram identificar as áreas que mais necessitam de aportes financeiros, possíveis por meio de emendas parlamentares. Nos últimos anos, muitos vereadores têm repassado ao HC parte dos recursos de emendas a que têm direito.


Duas faculdades do Paraná, uma de Foz do Iguaçu e outra de Curitiba, aparecem na lista do MEC entre 31 instituições de ensino vinculadas ao ProUni que apresentaram baixa ocupação de bolsas. Elas firmaram Termo de Saneamento de Deficiências (TSD) com a Sesu, a partir do qual se comprometem a regularizar sua situação. No processo de supervisão do MEC, 1.766 bolsistas tiveram as bolsas canceladas e 15 instituições de ensino foram desvinculadas do programa.



Em alta
Um das mais polêmicas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, em discussão na Comissão de Viação e Transporte, foi um dos destaques nas votações de ontem. A ultrapassagem de motos entre veículos, aquela que os motoqueiros costumam utilizar sobre a faixa de trânsito, fica proibida. . O projeto ainda precisa ir a plenário.


Em baixa
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou requerimento de informações ao Ministério da Defesa liberar  lista de cerca de 15 passageiros que teriam pego carona em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) como convidados do empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.