Na Assembleia Legislativa, o assunto dominante ontem era o caso do acidente envolvendo o deputado Fernando Ribas Carli Filho (PSB), que acabou em dois mortos. Muitos parlamentares consideram que o melhor que Carli Filho poderia fazer agora é renunciar de vez ao cargo para se concentrar em sua defesa na Justiça.
Mancha
Os parlamentares parecem assustados com a repercussão que o acidente teve nos últimos dias, ganhando atenção da imprensa nacional. Consideram que o caso acabou respingando na imagem do próprio Legislativo, apesar de a princípio envolver uma questão pessoal não diretamente ligada ao exercício do mandato do deputado.
Chá de sumiço
O corregedor da Assembleia, deputado Luiz Accorsi (PSDB) , a quem caberá decidir se encaminha o caso de Carli Filho para a Comissão de Ética da Casa, para abertura de processo de cassação de mandato, desapareceu ontem. Além de não dar as caras no plenário da Assembleia, desligou o celular para não ter que atender às insistentes perguntas da imprensa.
Restrição, mas nem tanto
O vereador Tico Kuzma (PSB) apresentou, na Câmara Municipal, projeto que restringe o fumo em lugares fechados de uso coletivo em Curitiba. A proposta visa proibir o uso de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno em recinto fechado, seja público ou privado, onde for obrigatório o trânsito ou a permanência de pessoas. O detalhe é que lei não se aplicaria aos bares, boates, restaurantes, churrascarias e lanchonetes que possuam áreas para fumantes. Os donos de bares e restaurantes são os que mais resistem às leis que proíbem cigarro.
Na mira
O deputado Ney Leprevost protocolou ofício na Junta Comercial do Paraná pedindo as atas das três últimas reuniõess da Paraná Ambiental Florestas. Ele quer saber se procedem as suspeitas levantadas pela imprensa, de que a empresa, criada para gerenciar projetos da antiga Banestado Reflorestadora, estaria sendo vendida. “A Paraná Ambiental possui a segunda maior gleba do Paraná. Tem mais de seis mil hectares de mata atlântica preservada. A sociedade tem que discutir isso”, afirma Ney.
Nada de jazz
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Eduardo Caldeira Martins ao pagamento de R$ 201.337,50, valor atualizado, por não prestar contas de verba repassada pela empresa Milênia Ciências S/A, como patrocínio amparado pela Lei Rouanet. O dinheiro deveria ser aplicado na realização de um festival de jazz na cidade de Londrina (PR). Martins ainda foi multado em R$ 5 mil. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi enviada ao Ministério Público da União. O ministro André Luís de Carvalho foi o relator do processo.
Demissões em Maringá
O prefeito de Maringá (Noroeste), Silvio Barros (PP), tem 30 dias para exonerar 17 ocupantes de cargo em comissão de assessor jurídico nomeados sem concurso público, conforme exigência do artigo 37 da Constituição Federal. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, manteve decisão da 5ª Vara de Maringá que determinou a medida e oficializou o prefeito ontem.
Recorde
699 atendimentos telefônicos foram feitos pela coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog), registrou, em abril. A quantidade é a maior desde setembro de 2006. O telefone gratuitom é 0800-411113
Agenda
Hoje, a concentração dos agricultores da V Jornada Nacional de Lutas dos agricultores familiares no Paraná. inicia às 8h em frente à sede do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) onde será entregue a pauta e às 9h30. Depois os manifestantes seguem em caminhada até a sede do Ministério da Fazenda e ao meio-dia, os agricultores familiares vão estar na praça Santos Andrade onde farão, como forma de protesto, a distribuição gratuita de alimentos para a população.
O Ministério Público do Paraná escolhe hoje o novo ouvidor-geral da Instituição para a gestão 2009/2011. Os candidatos para o cargo são os procuradores de Justiça Edilberto de Campos Trovão, Léo Weber Schiller e Luiz do Amaral. Participam da escolha os 80 procuradores de Justiça que integram o Ministério Público.
Em alta
O prefeito Beto Richa foi convidado pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton para o 5º encontro anual da Clinton Global Initiative (CGI) ;O evento acontecerá em Nova York, nos Estados Unidos, de 22 a 25 de setembro, e reunirá líderes globais.
Em baixa
O Tribunal de Contas reprovou as contas de 2007 de duas prefeituras. Em Rio Bonito do Iguaçu, o prefeito, Joel Moreira (PT) recebeu mais que devia..E em Carlópolis, o então-prefeito Isaac Tavares da Silva falhou no repasse ao INSS.