Enquanto o governo Requião insiste no discurso vazio do “baixa ou acaba” contra o pedágio, muitos municípios paranaenses continuam lucrando com a exploração do serviço. Somente a concessionária Rodonorte repassou, em 2008, R$ 17 milhões aos dezoito municípios que compõem a área de atuação da empresa, o que inclui cidades como Apucarana, Curitiba, Ponta Grossa e Jaguariaíva.
Verba extra
Os recursos repassados são referentes ao pagamento do Imposto sobre Serviços (ISS), que é cobrado desde 2000 de todas as concessionárias de rodovias que atuam no Paraná. O dinheiro vem sendo aplicados diretamente na melhoria da qualidade de vida das comunidades, através de programas de saúde, obras de infraestrutura e investimentos na educação. Em tempos de crise, essa verba tem se tornado ainda mais fundamental para as prefeituras, em especial nos municípios mais pobres.
Apelo
O governador Requião fez ontem apelo para que os empresários paranaenses não demitam seus trabalhadores e acenou com novos incentivos para quem manter seus empregados. Tudo na esperança de reverter os números negativos de dezembro, quando o Paraná perdeu quase 50 mil postos formais de trabalho — mostrando que, ao contrário do que previa Requião e seus áulicos, a crise chegou com tudo ao Estado.
Receita
No mesmo pronunciamento, porém, o peemedebista voltou a apelar para um discurso anacrônico, culpando a sede de lucros dos empresários pela crise. E receitou, como forma de combate à mesma, a redução nesses lucros e o aumento nos salários. Evidentemente, não é o tipo de receituário de quem espera real adesão das empresas.
Ciclofaixas
Vereador estreante, o professor Galdino, que fez campanha em cima de um triciclo, anunciou ontem a intenção de apresentar um projeto para a instalação de ciclofaixas nas ruas de Curitiba. A idéia atende a uma reivindicação de integrantes do movimento Bicicletada, que há três anos, sempre no último sábado de cada mês, promove passeios ciclísticos na capital.
Multa
Os ciclistas Jorge Brand e Fernando Rosenbaum procuraram Galdino para tratar do assunto. Em 2007, Brand, Rosembaum e Juan Parada, outro integrante do movimento, foram multados em R$ 750,00 — cada um — pela prefeitura por terem pintado uma ciclofaixa ao longo de uma quadra da Rua Augusto Stresser. Os ciclistas contestam a multa na Justiça.
Azedou
Rumores de que o PDT do senador Osmar Dias estaria se aproximando de Requião, com vistas a um acordo para as eleições de 2010, azedaram ainda mais o humor do vice-governador Orlando Pessuti (PMDB). Com os sinais cada vez mais claros de que o titular não quer nem ouvir falar em sua candidatura à sucessão, Pessuti também já começou a buscar apoio em outras frentes.
Motim
Entre essas frentes estão deputados do PMDB que não aceitam que o partido seja “rifado” em uma composição só para atender ao interesse de Requião de facilitar uma volta ao Senado. O motim já está sendo preparado caso o governador insista em colocar seus planos à frente das expectativas peemedebistas de ter um papel de protagonista na sucessão estadual.
Em alta
Primeiro negro a se tornar presidente dos Estados Unidos, BARACK OBAMA toma posse hoje, com mais de 80% de aprovação popular e grandes desafios pela frente — como a crise econômica e o conflito entre Israel e Palestinos no Oriente Médio.
Em baixa
GEORGE W. BUSH deixa o comando da nação mais poderosa do planeta sem despertar saudades e deixando um legado de crise e guerras inúteis. Os últimos oito anos certamente serão lembrado como um dos piores períodos da história norte-americana em todos os tempos.