O novo presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), será Airton Carlos Pissetti, representando o Paraná. Na diretoria administrativa desde julho de 2008, Airton Carlos Pissetti, junto com José Moraes Neto, representa o Paraná na diretoria do Banco, José Moraes Neto, que ocupa a vice-presidência e a diretoria de acompanhamento e recuperação de créditos desde junho do ano passado, será o novo diretor de planejamento do BRDE. A posse, apenas com presença de superintendentes e gerentes, está marcada para terça-feira, na sede do Banco, em Porto Alegre. Fiel escudeiro do governador Roberto Requião, Pisseti foi indicado pelo para a diretoria do banco depois de deixar a secretaria de Estado de Comunicação Social sob críticas da oposição e da situação.


Pisseti no BRDE (II)
O que foi chamado na época de cargo de consolação virou um grande negócio. Tanto que Pisseti promete gastar até o fim do ano “mais de um bilhão de reais”. “Este é um momento oportuno para o Paraná assumir a presidência. Até o final do ano, aplicaremos no Estado mais de um bilhão de reais, uma marca histórica jamais realizada. Eu e o diretor José Moraes Neto estamos cientes da nossa responsabilidade”, disse Pisseti. Um atento assessor chamava atenção ontem para o resumido currículo de Pisseti, divulgado em material do banco: secretário de comunicação de 2003 a 2009,  graduado em Sociologia e Administração Pública na PUC-PR, atuou como empresário nos ramos da comunicação e da construção civil.


Brigada antifumo
A Brigada Antifumo da Secretaria Municipal de Saúde fez mais uma blitz por bares, restaurantes e casas noturnas da Capital na noite de ontem. Na ação, a Brigada distribuiu material informativo sobre a Lei Antifumo que entra em vigor no dia 19 de novembro. Foram cerca de 150 estabelecimentos visitados pela blitz. Nas visitas, os fiscais da secretaria conversaram com gerentes e proprietários das casas sobre a lei, e ainda abordaram os freqüentadores. As blitze educativas devem continuar.



Moção de repúdio (I)
A vereadora Renata Bueno (PPS), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Curitiba, protocolou, na tarde de ontem, uma moção de repúdio às declarações do governador Roberto Requião. Em tom de pilhéria, o governador fez um comentário sobre o câncer de mama masculino, atingindo a comunidade gay. “Repudiamos e protestamos contra atitudes preconceituosas e sem qualquer responsabilidade, que visam apenas menosprezar aqueles que devem ser foco de atenção do poder público”, diz a moção.


Moção de repúdio (II)
O que está feito, está feito. A moção foi protocolada pela manhã, mesmo que no dia anterior o governador tenha se desculpado e alegado que foi apenas uma piada. A reação da comunidade LGTB foi rápida, pedindo o direito de resposta. Ontem, a Agência Estadual de Notícias publicou uma matéria informando que o governo vai montar um grupo de trabalho especial para atender às demandas sociais de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais no Estado.


Micro
O Paraná está entre os estados brasileiros que já implantou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A partir do encontro da Unale Sul e Sudeste, os deputados de todo o país discutem a implementação da legislação, assim como da Lei Complementar nº. 128/08, que está em vigor desde 2008, a do Empreendedor Individual. Além disso, debateram durante a tarde de ontem a adoção de políticas públicas para o crescimento e desenvolvimento das empresas de pequeno porte.


Insegurança
O deputado estadual Stephanes Jr (PMDB) reiterou que os dados estatísticos apresentados pela Secretaria de Segurança Pública sobre o ano de 2009, apenas ratificam o medo e a sensação de insegurança que toma conta dos paranaenses. “Os dados divulgados pela SESP apenas homologam o clamor da população por mais segurança”, reiterou Stephanes. O peemedebista afirma que, segundo o Geoprocessamento divulgados no site da Secretaria, somente no primeiro semestre deste ano em Curitiba, ocorreram 299 homicídios dolosos, e se somarmos os 415 homicídios dolosos ocorridos na região metropolitana de Curitiba, chegam-se-se ao número absurdo de 714 homicídios na Capital e região metropolitana, somente nos seis primeiros meses deste ano, um maior que o número de homicídios na região no primeiro semestre do ano passado, que foi de 606 homicídios registrados.



Agenda
Os premiados autores britânicos Chris Dolan e David Ian Neville e o brasileiro Fernando Bonassi estarão em Curitiba neste fim de semana, a convite do Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná. Hoje, eles participam da mesa-redonda “Autores Múltiplos: do teatro ao cinema, rádio e televisão”, que acontece no auditório da sede da FIEP, a partir das 19h30. O debate é aberto ao público, com entrada gratuita.


A Secretaria da Criança e da Juventude e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR) realizam hoje), às 8h50, o Seminário Regional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes – Regional de Laranjeiras do Sul, no Hotel Küster, em Guarapuava.


Em alta
A Prefeitura de Curitiba começará na próxima terça-feira  as obras de revitalização da rua Riachuelo, no Centro da cidade. Os trabalhos começarão pelas calçadas, que ganharão rampas de acesso e readequadação das sinalizações de rua e das placas.


Em baixa
Levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Saúde mostra uma redução de 46,3% no número de casos de dengue no país. Entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 406.883 ocorrências, contra 758.051 no mesmo período de 2008.