A tentativa do presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM) de transformar a ação do Ministério Público – que resultou em busca e apreensão de documentos e equipamentos na sede do Legislativo, no último sábado – em uma crise institucional, não encontrou eco nem entre os próprios parlamentares. A avaliação corrente na Casa é de que a situação de Justus e outros integrantes da Mesa Executiva é insustentável, e piora a cada dia, e a cada nova revelação da imprensa.
Voz das ruas
A estratégia de Justus de alimentar um suposto confronto entre poderes também tem outro problema. A maioria da população – cansada e indignada com os desmandos na Casa, que incluem a manutenção de um morto e uma criança de sete anos na folha de pagamento do Legislativo – apóia a ação do MP e cobra uma resposta exemplar da Justiça no caso. E dificilmente essa percepção vai mudar até as eleições de outubro.
Desalojados
As comissões permanentes da Câmara de Curitiba terão que trabalhar em salas improvisadas a partir de junho. A previsão é que o prédio que abriga o plenário da Casa seja fechado para revitalização a partir do próximo dia 1º. As sessões devem ser realizadas no anexo II.
Na trave
A Prefeitura de Curitiba encaminhou mensagem para a Câmara isentando a Fifa e seus parceiros do Impostos sobre Serviços (ISS) durante o período de preparação e realização da Copa do Mundo de 2014. A medida, que visava aumentar as chances da Capital paranaense receber jogos do mundial, não poderá ser analisada já que contraria normas tributárias federais. O texto não será votado até que o código tributário seja readequado.
Redução
Também está na Câmara a mensagem que reduz de 5% para 2% o ISS das empresas de corretagem de seguro, de reprodução gráfica e de recauchutagem de pneus.
Sem camisa
O vereador Denílson Pires (DEM) parece mesmo disposto a colocar temas polêmicos em discussão na Câmara de Curitiba. O Democrata apresentou projeto que proíbe o uso de camisas ou camisetas de torcidas organizadas ou clubes de futebol nos veículos do transporte público da Capital. Na semana passada, o Democrata já havia criado polêmica com a proposta que proíbe Curitiba de receber lixo dos municípios vizinhos.
Alcoólicas
A Câmara de Curitiba aprovou ontem o projeto que prevê punições mais rígidas para os comerciantes que venderem bebida alcoólica a menores de 18 anos. Na primeira autuação o infrator receberá uma advertência, na segunda multa de R$ 1 mil, na terceira multa de R$ 2 mil e na quarta cassação do alvará.
Eleição direta no Colégio Estadual
Colégio Estadual do Paraná vai ter eleições diretas para a diretoria. A decisão foi anunciada no fim da tarde de ontem pelo governador Orlando Pessuti, em reunião com uma comissão do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual do Paraná, no Palácio das Araucárias. Ainda esta semana, enviaremos um projeto de lei à Assembléia Legislativa alterando a legislação atual para que o CEP possa eleger seu novo diretor ou diretora até o mês de junho, informou o governador. A realização de eleições para a diretoria de CEP é uma antiga reivindicação da comunidade escolar, atualmente vetada pela legislação estadual, por ser órgão de gestão especial, com autonomia e orçamento próprios, como uma autarquia. As universidades estaduais também são autarquias e realizam eleições democraticamente, lembrou Pessuti. Em tempo. A eleição direta é outro ponto contra o qual a gestão de Roberto Requião lutava constantemente.
20 dias
O ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, responsável pelo acidente que culminou na morte de dois jovens, prestará depoimento no prazo de dez dias. A determinação é do Juiz de Direito da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, Daniel Surdi de Avelar. Na última sexta-feira, o acidente fatal completou um ano, sem que o autor tenha sido ouvido pela Justiça.
Parabólica
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realiza hoje audiência pública para divulgação da segunda edição do levantamento Situação das Finanças dos Municípios do Paraná. Durante o evento, com início previsto para as 14 horas, será lançado o boletim eletrônico periódico Conjuntura Municipal, com estatísticas e análises sobre o comportamento das finanças dos municípios.
De hoje a quinta-feira, a Faculdade de Ciências Jurídicas e o Centro Acadêmico James Azevedo Portugal (CAJAP) da UTP, em parceria com a Escola da Magistratura do Paraná, realizarão a II Semana Acadêmica Temática da Faculdade de Direito da Universidade Tuiuti. O evento é uma homenagem ao professor Romeu Felipe Bacellar Filho, advogado e professor adjunto de Direito da UFPR.
Em alta
Comer fora de casa ficou 2,63% mais caro neste ano, apontou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já em 12 meses terminados em abril, o consumidor que possui o hábito já está desembolsando 7,52% mais. Em Curitiba, o aumento foi de 2,89%.
Em baixa]O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), quer antecipar para 10 de junho o período chamado de recesso branco, em que os parlamentares vão a Brasília apenas para votações eventuais em regime de esforço concentrado. A justificativa é o início da Copa do Mundo.