O vereador Pastor Valdemir Soares (PRB), manifestou sua preocupação com a possibilidade de as autoridades sanitárias determinarem o fechamento temporário dos templos religiosos de Curitiba como medida de prevenção à gripe A. Segundo o vereador, o assunto já vem sendo discutido pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.


Vírus
Na “escolinha”, Requião mexeu até com o mercado farmacêutico internacional. Segundo ele, não se pode descartar que a Influenza A (conhecida também como gripe suína) tenha sido criada em por encomenda para desestocar o medicamente Tamiflu, medicamento de laboratório americano considerado eficaz contra a doença. “Ganham rios de dinheiro neste período de crise”, disse



De Cruzmaltina
O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, Maurício Bueno de Camargo (PSDB), que também é prefeito de Cruzmaltina, não gostou do governador Requião ter classificado a paralisação das prefeituras, marcada para hoje, em protesto contra a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de “presepada eleitoreira”. “Não tenho nada a ver com a corrida eleitoral de 2010. Não sou candidato a presidente e tão pouco a governador”, respondeu.


Porta fechada
Camargo foi na intimidade. “O presidente da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Estado), Valentim Darcim (PMDB), que é do partido do governador, pediu para as 16 prefeituras ligadas à sua entidade aderissem ao movimento, então não é uma paralisação desse ou daquele partido”. E arrematou: “E olha que o Valetim é compadre Pessutti”. Ele se referia ao vice-governador.


Luto
O Tribunal de Justiça do Paraná ficou de luto ontem por causa da morte do desembargador Mário Rau. No período da tarde, todas as atividades foram suspensas no Palácio da Justiça.


Impedimento
Com o Tribunal de Justiça fechado, o Sindicato das Empresas de Propaganda Exterior (Sepex) não protocolou a ação pedindo o cancelamento da lei anti-estrangeirismo em propagandas veiculadas no Paraná, de autoria de Requião. A lei impede o uso de palavras em outros idiomas sem que haja tradução no mesmo tamanho na peça publicitária.


Patriotismo
Se por um lado rebate a lei contra o uso de estrangeirismo na propaganda, por outro o Sepex abusa do “juridiquês”. Numa nota enviada à imprensa, o advogado da entidade afirma que “a lei não é só pode trazer prejuízos aos empresários da propaganda, mas empobrece o vernáculo pátrio”.


Morro do Boi
A vítima que ficou conhecido nacionalmente como “o crime do morro do boi”, ocorrido em 31 de janeiro de 2009, Monik Pergorari de Lima e seu pai, o advogado Lourival Pergorari da Silva, constituiram, em Curitiba, o escritório jurídico do criminalista Elias Mattar Assad, para atuação como assistente do Ministério Público no processo criminal que tramita pela Comarca de Matinhos. Assad também atua no caso polêmico do acidente envolvendo o ex-deputado Fernando Ribas Carli.


Agenda
O reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Clemente Ivo Juliatto, e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, anunciam hoje , às 10h30, a realização do 15th World Karate Traditional Champioship, em Curitiba. O evento será realizado na PUCPR em 2010.


Na próxima sexta-feira, 31 de julho, às 10 horas, Curitiba dará seu primeiro passo para realização do Censo 2010 com a instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), espaço para interlocução entre o IBGE e representantes do poder público e da sociedade civil.


Em alta
O Pessoal da Informática do Tribunal de Contas do Paraná (TC) trabalhou rápido. Já está disponível para download, no site do órgão (www.tce. pr.gov.br), a versão 2010 do software para alimentação do Sistema de Informações Municipais(SIM).


Em baixa
 As empresas de telefonia celular Claro e Oi/Brasil Telecom terão de responder na Justiça a uma ação por descumprimento às regras da Lei do Call Center. A ação foi ajuizada pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.