O senador paranaense Osmar Dias (PDT) pediu ontem ao ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito Nascimento, uma intervenção para resolver a ineficiência da gestão do Porto de Paranaguá. O senador disse que, além de gerar prejuízo, as falhas da administração causam uma perda inestimável de credibilidade, comprometendo a movimentação de cargas. O senador alegou que muitos produtores do Paraná estão mandando cargas para Santa Catarina. A declaração foi durante café da manhã promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para discutir a estrutura portuária brasileira.


Porto de novo (II)
Segundo Osmar Dias, um levantamento feito pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) revela que os problemas de gestão em Paranaguá causaram, em 2007, um prejuízo de R$ 1,5 bilhão para agronegócio. As informações são da CNA.


Debaixo do tapete
O líder do PDT na Assembléia, deputado Luiz Carlos Martins, acusa o governo do estado de estar escondendo os números da violência em Curitiba. “Não é com viatura da polícia e soldados com metralhadora que o governo vai conseguir esconder os verdadeiros números da violência em Curitiba e Região Metropolitana. O nosso governador não quer que a população saiba o que acontece no IML. Quer coibir que a imprensa tenha acesso aos verdadeiros números de mortes violentas na região”.


Mudanças
O Regimento Interno da Câmara de Curitiba entra oficialmente napauta. Um acordo entre lideranças partidárias da casa legislativa e o presidente João Cláudio Derosso estabeleceu que a presidência ficou com o tucano Luís Ernesto. O vereador Paulo Salamuni (PV) foi escolhido como relator das modificações propostas.


Operação desmanche
O vereador Paulo Salamani (PV) ao tomar conhecimento dos desentendimentos entre os peemedebistas disse que o PMDB tem três grupos: os insignes entrantes (adesistas de última hora como o ex-deputado Rafael Greca de Macedo e o reitor Carlos Moreira), os insignes ficantes (aqueles que se sujeitam, como o deputado Romaneli, o secretário Maurício Requião e Doático Santos) e o insignes saintes (que não conseguiram aturar os déspostas não esclarecidos, como Celso Torquato, Gustavo Fruet e o próprio Salamuni).


Organização
O líder do PMDB na AL, deputado Waldir Pugliesi rebateu as críticas feitas pelo ministro da agricultura, Reinhold Stephanes, ao partido. “Somos o partido mais organizado do país. Principalmente no Paraná, onde temos 388 diretórios formados”.



Comissões
O deputado federal Ratinho Junior (PSC) foi eleito vice–presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. Já  o deputado federal Marcelo Almeida (PMDB/PR) assumiu ontem a vaga de titular na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados.


Posse
A promotora Sonia Maria de Oliveira Hartmann toma posse hoje, como procuradora de Justiça. A solenidade será às 18 horas, na sede do Ministério Público do Paraná (Av. Marechal Hermes, 751, Centro Cívico), em Curitiba. Promovida pelo critério de merecimento, ela ocupará o cargo que ficou aberto com a aposentadoria do procurador de Justiça José Júlio Amaral Cleto.



Em alta
A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou, por unanimidade, a decisão que revigorou os efeitos da autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) que libera comercialmente o milho transgênico Liberty Link.



Em baixa
A 1ª Vara Federal de Cascavel confirmou penalidade aplicada pelo Procon a uma agência da Caixa Econômica Federal pelo descumprimento da Lei Estadual nº 13.400/01, que estabelece o prazo máximo de espera nas filas para atendimento aos cliente dos bancos em 20 minutos.