O sociólogo Élcio José Pereira (PPS) assumiu ontem o mandato de vereador na Câmara Municipal de Curitiba, em substituição a Tico Kuzma, cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) por infidelidade partidária. Ao assumir, Élcio afirmou que o espaço que passou a ocupar não é seu, “não é um espaço privado”, mas dos cidadãos que o elegeram.

Briga de família
As eleições municipais em Prudentópolis, na região Sul do Estado, se transformaram em uma disputa em família. Dos três candidatos inscritos, apenas dois continuam na disputa: os irmãos, Gilberto Agibert Filho (PSDC) e Gilvan Agibert (PPS). Esta situação se deve à impugnação da candidatura de Vilson Santini (PTB), contestada pela Coligação Um novo tempo, liderada pelo PPS.

Ficha longa
Santini, o atual prefeito, que pretendia concorrer à reeleição, teve sua candidatura impugnada pela juíza da 30.ª Zona Eleitoral da Comarca de Prudentópolis, Giovanna de Sá Rechia. A impugnação foi baseada na extensa certidão positiva que o prefeito.

Saída
O governador Requião resolveu antecipar mais uma licença, desta vez para viajar ao Paraguai e acompanhar a posse do novo presidente do país, Fernando Lugo. A posse está marcada para sexta-feira, mas Requião já transmitiu o cargo ontem mesmo para o presidente do Tribunal de Justiça, Vidal Coelho.

Esqueceram de mim
Requião acabou provocando uma saia justa, pois esqueceu de avisar o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM). Como o vice-governador, Orlando Pessuti (PMDB) não pode assumir o governo porque tem um parente disputanto as eleições municipais, também se licenciou. E Justus igualmente tem uma sobrinha, Evani Justus, candidata a prefeitura de Guarapuava, também tem que se licenciar da presidência da AL para não ter que assumir o governo.

Imbroglio
Por falar em Itaipu, um dia antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcar em Assunção, para assistir a posse do novo presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o governo brasileiro avisou que não atenderá um dos principais pedidos daquele país: a revisão do Tratado de Itaipu. Em entrevista ontem no Palácio do Planalto, o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, informou que “o Brasil pode discutir assuntos como o financiamento de uma linha de transmissão de Itaipu para Assunção e diversos outros assuntos, e acredita que é perfeitamente possível encontrar formas de ajudar o Paraguai nesse campo, mas sem necessidade de rever o Tratado de Itaipu”. Pepino dos grandes para o diretor da Binacional Jorge Samek.

Mérito
A juíza Morgana de Almeida Richa, ex-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX), recebeu na tarde de segunda-feira a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Oficial.   A homenagem foi entregue pelo ministro ministro Carlos Alberto Reis de Paula (foto). A solenidade de entrega da homenagem aconteceu na área externa do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Em alta
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação do Senado aprovou ontem o projeto do senador Flávio Arns (PT), que trata da obrigatoriedade da inclusão de tecnologias que possibilitem a identificação das cédulas brasileiras por pessoas com deficiência visual.

Em baixa
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram ontem a súmula vinculante que restringe o emprego de algemas por autoridades policiais a casos excepcionais, e nestes casos com justificativa por escrito.