O presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, confirmou ontem que a direção nacional do partido deu prazo até amanhã para que a cúpula do partido decida se o atual diretório no Paraná terá seu mandato prorrogado, como no resto do País. O mandato da atual direção tucana no Estado se encerra em outubro.
Preferência
O problema é que o senador Alvaro Dias, que disputa a indicação de candidato do PSDB ao governo do Estado em 2010 com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, quer que seja nomeada uma comissão provisória, comandada pelo ex-ministro Euclides Scalco. Alvaro alega que Rossoni já manifestou sua preferência pela pré-candidatura de Beto Richa. O prefeito defende a prorrogação do mandato da atual direção e a manutenção do deputado na presidência estadual do partido.
Benção
Sem ligar para os números das pesquisas e tentando empolgar deputados estaduais a encampar sua pré-candidatura à sucessão de Requião, em 2010, o vice Orlando Pessuti (PMDB) se reuniu ontem com a base aliada. Ele argumentou que, com candidatura própria, o partido tem potencial para ampliar votos para a eleição proporcional – Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Quase implorou para que ninguém defenda um reboque do PMDB a uma candidatura do PSDB ou do PDT.
Namoro
Ratinho Junior, Gleisi Hoffmann e representantes da Executiva Estadual do PSC e do PT, se reuniram ontem em Curitiba. Na pauta, as eleições de 2010. Na discussão entrou até a possibilidade de Gleisi Hoffmann aceitar ser vice de Osmar Dias, candidato do PDT ao Governo do Paraná. Ela descartou esta hipótese. Ratinho, na verdade, quer ser mais um dos interlocutores para aproximação do PT com Osmar Dias. “No nosso partido não há qualquer objeção a alianças com o PT e o PDT”, destacou. Novos encontros entre os dois partidos e outros aliados já estão na agenda das duas siglas”, disse Ratinho Júnior.
Medo
O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, afirmou ontem que os paranaenses estão cada vez mais amedrontados com o crescimento da criminalidade. Traiano criticou o descaso do governo estadual com o efetivo das polícias e a estrutura das delegacias, sejam elas no interior ou na capital. “No interior as delegacias são de uma precariedade. Falta gasolina para abastecer as viaturas, faltam pessoas”, contou.
Gripe
O deputado estadual Nereu Moura (PMDB) desmentiu ontem a informação divulgada por alguns blogs de que um funcionário de seu gabinete teria contraído a gripe suína. E o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus (PSDB), voltou a descartar o fechamento da Casa por conta da doença.
Vaca
Não é somente o Poder Executivo que reclama da falta de verba. O Fórum de Maringá fez ontem uma “vaquinha” entre advogados que freqüentam o local, oficiais de justiça, entre outros, comprar frascos de álcool em gel para deixar disponíveis aos servidores e usuários como medida de segurança contra a gripe A (H1N1).
Gripe
O deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR) solicitou na última sexta-feira, junto ao Ministério da Saúde, o credenciamento do laboratório Álvaro de Cascavel, para realização dos exames que possam identificar os casos de gripe A. Na manhã de ontem, assessores do parlamentar estarão com José Aramis, do MS, para dar andamento oficial à questão, com a garantia de que o assunto estará na primeira pauta de reunião do ministério nesta semana.
Agenda
A A diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) reúne-se no dia 17 de agosto com a bancada federal do Paraná e com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. O encontro será no Cietep, em Curitiba, às 16 horas. O objetivo do encontro é apresentar aos parlamentares os assuntos pertinentes ao poder legislativo definidos como prioritários por empresários e dirigentes sindicais do setor industrial nos 18 Fóruns Setoriais realizados pela Fiep. Promovidos de maio a julho, os fóruns setoriais debateram e definiram estratégias para as empresas enfrentarem o período de crise e identificarem oportunidades de negócios
Em alta
Segundo os dados da Associação de Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná, desde o início de 2009 as vendas de CARROS USADOS vinham apresentando um crescimento de 4% a 5% ao mês, mas em julho, Aumentaram 13,7%.
Em baixa
A Polícia Federal em Brasília confirmou que indiciou o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi. Ele foi acusado pelos crimes de concussão, inserção de dados falsos em sistema de informação e formação de quadrilha no caso docrédito consignado .