O ministro Joaquim Barbosa prometeu que o Supremo Tribunal Federal julga até meados de dezembro, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) apresentada por cinco governadores, entre eles o paranaense Roberto Requião (PMDB), contra a lei que instituiu o piso salarial nacional de R$ 950,00 para os professores. A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), anunciou que a frente parlamentar em defesa do piso pretende percorrer os gabinete de todos os ministros do STF para convencê-los a votar contra a Adin.
Pressa
Ideli disse que pedirá ao presidente do STF, Gilmar Mendes, que apresse o rito de julgamento da matéria no plenário do Supremo assim que o ministro relator Joaquim Barbosa declarar que seu voto em relação à Adin está pronto. “Não podemos perder tempo. Queremos ver a Lei do Piso aplicada até janeiro do ano que vem. Por isso, temos que correr contra o tempo, porque os orçamentos das assembléias estaduais serão votados até o final de dezembro”, alertou a senadora.
Apropriação
A Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Campo Mourão entrou ontem com ação civil pública por improbidade contra a ex-vereadora Maria Verci Ribeiro. O Ministério Público acusa a ex-vereadora de teria ficado com parte dos salários de uma assessora entre 200 e 2004, quando ainda ocupava o cargo na Câmara Municipal.
Desvio
De acordo com as investigações, foram constatados repasses de pelo menos R$ 4.575 da conta bancária da servidora para a da então vereadora. A condenação pode levar a sanções como suspensão dos direitos políticos, afastamento da função pública e multa.
Inauguração
O PSC do deputado federal Ratinho Júnior inaugura hoje em Curitiba a nova sede do partido. Ratinho Junior quer aproveitar a festa para discutir os planos da legenda para 2010 e 2014. A meta nacional do PSC é eleger 27 deputados federais. Entre os convidados estão o vice-presidente nacional do Partido Social Cristão, Everaldo Dias Pereira.
Pé firme
O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) foi encarregado pela liderança do governo para conduzir a votação da Reforma Tributária na Comissão Especial. Barros liderou a aprovação do Texto que começou a ser discutido às 20 horas e só terminou às 6 horas da manha desta quinta-feira. Os deputados Eduardo Sciarra e Rodrigo Rocha Loures também participaram da votação, defendendo os interesses do Paraná.
Em alta
Em meio às críticas ao uso de grampos telefônicos ,o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou legais todas as provas obtidas na Operação Furacão. São milhares de horas de gravações telefônicas e escutas ambientais contra os acusados de vender sentenças judiciais para donos de bingos.
Em baixa
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) cassou, por unanimidade, ONTEM, , a liminar que havia concedido em 31 de julho ao prefeito eleito de Palmas (Sul do Estado), Hilário Andraschko. apresentou processo de licitação falso ao TCE.