Comentando o acidente envolvendo o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB), que resultou na morte de duas pessoas, o deputado federal Dr. Rosinha (PT) afirmou ontem que a Assembleia Legislativa tem um histórico marcado pelo descaso em relação às leis de trânsito. Rosinha lembrou que em maio de 1999, o então presidente da Assembleia Aníbal Khury mandou prender dois agentes de trânsito que multavam veículos estacionados em local proibido no Centro Cívico. Na época, Khury alegou que a legislação de trânsito não tinha validade num raio de 300 metros em torno da Assembleia.


Destaque nacional
Em tempo. Pelo menos, as revistas Época e Isto È preparavam reportagens sobre o acidente envolvendo o deputado Ribas Carli. O assunto também terá destaque no programa Fantástico.


Assédio
Depois do PSC, agora é o PTB que tenta atrair o vereador de Curitiba, professor Galdino,  de expulso do PV depois de demitir assessores indicados pela cúpula da legenda verde. Esta semana, ele recebeu a visita do deputado federal Alex Canziani, dirigente petebista no Estado,  que o convidou para filiar-se ao partido. Galdino garante que já recebeu propostas também do PSB, PSC, PDT, PP, PRN, DEM, PR.


Indefinido
Apesar das propostas, Galdino afirma que não definiu seu futuro politico. Diz que por enquanto quer se concentrar no trabalho na Câmara, e na defesa do mandato na Justiça Eleitoral. Após expulsá-lo, o PV pediu a cassação do vereador, alegando que o mandato é do partido, e reivindicando a vaga para o suplente, Paulo Salamuni.


Frente
A Associação dos Municípios do Paraná lança na próxima segunda-feira, em reunião com a bancada federal do Paraná em Brasília, a Frente Parlamentar Municipalista. A ideia é obter apoio para a pauta de reivindicações das prefeituras do Estado e cobrar dos deputados e senadores o compromisso de aderir à Frente e votar em favor das prefeituras.



Pauta
A pauta dos municípios paranaenses inclui a compensação das perdas do Fundo de Participação dos Municípios; a destinação de 23,5% das contribuições – como o Cofins e o CSLL – para as prefeituras; a ampliação dos recursos do Programa Saúde Família; e a revisão do Pacto Federativo e distribuição de impostos mais justa.


Em comum
Nos próximos dias, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) deve conversar com o governador Roberto Requião. Na pauta, a redução dos repasses da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).


Pole
10 mil universitários paranaenses manifestaram interesse em participar do Desafio Sebrae, que simula, virtualmente, o dia a dia de uma empresa.
O Estado ficou na frente, em números absolutos, de ‘gigantes’ em população universitária
como São Paulo e de outros
estados.


Própria carne
“Se queremos uma reforma tributária justa, devemos dar exemplo. e um bom exemplo seria a câmara cortar na própria carne, ou seja, reduzir seus gastos e mostrar tudo com muita transparência para a população”


do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR)


Agenda
O deputado federal Ricardo Barros (PP) participa na manha de hoje da reunião do Conselho Superior de infra-estrutura da FIESP (Federação da Indústria do Estado de São Paulo). Barros, que é membro deste Conselho e presidente da Frente Parlamentar das Agências Reguladoras na Câmara dos Deputados fará uma explanação sobre a atuação das Agências Reguladoras no Brasil. A reunião acontece na sala executiva da FIESP, em São Paulo, a partir das 10 horas.



Em alta
Uma linha de crédito emergencial de R$ 285 milhões foi criada para socorrer os agricultores familiares atingidos pela seca, na Região Sul, e pelas chuvas nas regiões Norte e Nordeste, segundo o ministro Guilherme Cassel


Em baixa
Perdigão e Sadia, duas das maiores empresas do setor de alimentos do Brasil, anunciaram nesta quinta-feira prejuízos líquidos de mais de 200 milhões de reais no primeiro trimestre de 2009, resultados diferentes do ano passado.