Ninguém pode acusar o governador Roberto Requião de ingratidão. Pelo menos por enquanto ele tem sido bem generosos com aqueles que trabalharam com ardor por sua reeleição. É o caso de Algaci Túlio (PMDB), que tentou mais uma vez, mas não conseguiu voltar à Assembléia Legislativa. Depois de ficar três anos e meio no comando do Procon-PR, de onde só saiu para disputar a eleição, agora ele foi nomeado para o cargo de assessor da governadoria, símbolo DAS-1.
Presente (II)
Alguns jornalistas que atuaram na campanha também já foram devidamente nomeados para cargos em comissão — a maioria DAS-5.
Cidade Luz
Já o secretário de Estado de Comunicação Aírton Pisseti foi agraciado de outra foram. Ganhou uma viagem para Paris, acompanhando o governador. Pisseti ficou afastado durante quase toda a campanha do cargo. Foi nomeado novamente para o cargo em 1º de novembro para 20 dias depois voar para a Cidade Luz.
Partido novo…
Passadas as eleições, a brigas internas nos partidos e a troca de legenda se intensificam cada dia mais. Nem mesmo o mais novo partido, o PR, formado pela fusão do PL, Prona e PTC, se livrou das velhas disputas internas.
…brigas velhas
De olho no comando da nova sigla, estão o deputado federal Fernando Giacobbo e o atual presidente do PL, Pastor Oliveira. Os dois procuram novos “soldados” para seus exércitos. Enquanto Giacobbo procura deputados estaduais e vereadores para se filiarem ao partido, Pastor Oliveira lança ofensiva sobre deputados federais eleitos, como o Pastor Hidekazu Takayama, hoje no PMDB, mas que já foi do PL.
Malas prontas
Quem está de malas prontas, mas não sabe para onde, é Ricardo Gomyde (PCdoB). Já estava pronto para reassumir o cargo de presidente da Paraná Esportes, mas o seu substituto e presidente do seu partido, Milton Alves, gostou da “brincadeira” e não quer deixar o cargo. Alega que o cargo pertence ao PCdoB. Resultado: Gomyde, por enquanto está fora do governo, e de saída do PCdoB também. Estaria propenso a ir para o PMDB.
Obras paradas
O deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) está cobrando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu) uma posição sobre o andamento de obras em escolas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em pelo menos nove escolas estaduais da região, as obras de melhoria estão paralisadas. A resposta da Sedu é a segunda fase das obras está paralisada por causa de problemas contratuais com as empreiteiras.
Tô fora
Com o governador Roberto Requião fora, nem o secretário de Segurança. Luiz Fernando Delazari, nem o governador em exercício, Orlando Pessuti, se arriscaram a tomar partido no confronto entre ruralistas e sem-terra, em Cascavel. A Polícia Rodoviária atuou como mediadora mesmo. Seguro morreu de velho mesmo.
Em alta
Com o PMDB nacional confirmando o apoio ao governo Lula, inclusive com o aval do governador Requião, aumentam as chances da cota paranaense nos cargos federais de primeiro e segundo escalões ficar mais significativa.
Em baixa
Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Aids, a Secretaria da Saúde divulgou relatório com a análise da situação epidemiológica no Paraná desde a notificação do primeiro caso, em 1984. Os números mostram redução de novos casos nos últimos quatro anos.