Embora assessores da secretaria municipal de Meio Ambiente atribuam à Justiça e ao Tribunal de Contas a responsabilidade pelo atraso no processo de licitação do Consórcio Intermunicipal do lixo em Curitiba, não se pode esquecer que a demora só aconteceu porque a comissão de licitação não corrigiu os seus próprios erros no início do processo. Vale a pena lembrar também que o Tribunal de Contas (TC) apontou falhas no processo e nas concorrentes desde o começo, mas foi solenemente ignorado pela comissão, o que, inclusive, causou mal-estar entre os órgãos.


Na Justiça
A Prefeitura pretende em sete dias declarar o vencedor da licitação, mas o processo ainda depende da decisão da Justiça sobre a exclusão ou não de duas concorrentes, a Recipar e a Paraná Ambiental. Também continua em vigor a liminar no Tribunal de Contas que suspende o processo até que todas as dúvidas existentes sejam esclarecidas pela comissão de licitação.


Candidato
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) se reuniu ontem com a bancada tucana na Assembleia Legislativa, e comunicou que pretende disputar uma das vagas de candidato ao Senado pelo partido.  Como no ano que vem existem duas vagas para senador na eleição, os parlamentares acreditam que não haverá grandes problemas para acomodar as pretensões de Fruet.


Conversa
O líder do PSDB na Assembleia, deputado Ademar Traiano, tentou ontem minimizar a decisão do senador Osmar Dias (PDT), que no final de semana afirmou considerar rompido o acordo com os tucanos, diante da disposição dos mesmos de lançar candidato próprio ao governo. Segundo ele, o PSDB ainda alimenta esperança de manter a conversa com Osmar. O pedetista, porém, já avisou que se sente livre para intensificar as negociações com o PT do presidente Lula.


Verde
O senador Flávio Arns, já no banco de reservas do PT, receberá a ex-ministra e pré-candidata a presidente da República, Marina Silva, que agora está no PV. No encontro, a ex-ministra do Meio Ambiente de Lula, vai tentar convencer o ex-companheiro de militância a ingressar no seu novo partido.


Radical
A onda de leis proibitivas na Assembleia Legislativa não vai parar na proposta de banimento do fumo em locais fechados de uso coletivo. Ontem, o deputado  estadual Artagão Júnior (PMDB) avisou que já pediu a sua assessoria um estudo sobre a viabilidade de uma lei proibindo totalmente o consumo de cigarros no Paraná. E também da proibição do cultivo do tabaco no Estado.


Prazo
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), garantiu ontem que o Portal da Transparência, pelo qual a Casa divulgará as prestações de contas das verbas de ressarcimento dos parlamentares, entra em operação até o final desta  semana. Justus prometeu colocar a página no ar até o final do mês.


No Jô
Depois de se filiar ao PMN, Cristiane Yared, mãe de Gilmar Rafael Yared, 26 anos, uma das vítimas fatais do acidente provocado pelo ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (sem partido), gravou ontem entrevista para o programa de Jô Soares, na Rede Globo.


Agenda
Uma comitiva formada por empresários paranaenses e vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) estará em Brasília hoje para a mobilização da Comissão Geral da Câmara dos Deputados, que discutirá a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 231/95, que prevê a redução da jornada de trabalho no Brasil das atuais 44 para 40 horas semanais. A Fiep defende a livre negociação entre as partes.



Em alta
 A atuação do Tribunal de Contas da União (TCU) no segundo trimestre de 2009 rendeu benefício superior a R$ 4 bilhões à sociedade brasileira. Somente com medidas cautelares, evitou-se dano de R$ 276 milhões.


Em baixa
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa rejeitou as emendas que previam a criação de áreas isoladas (Fumódromos) no projeto de lei que proíbe o consumo do fumo em ambientes coletivos fechados no Paraná.