Na última terça-feira, o líder da oposição, deputado Valdir Rossoni foi entrevistado por repórteres da TV Educativa sobre a audiência feita na Assembléia com o chefe de Operações do Porto de Paranaguá, Clauber Candian. Desconfiado, Rossoni gravou o comentário, já esperando que sua participação não iria ao ar.


Veto
Quando o material sobre o Porto apareceu no primeiro jornal da emissora, na quarta-feira, falou-se apenas de supostas melhorias operacionais e de logística nos últimos cinco anos no Porto. Também foi ao ar a opinião elogiosa do líder do governo Luiz Cláudio Romanelli e do chefe do departamento, Clauber Candian, que falou maravilhas do Porto. De Rossoni ou de outros deputados da oposição, nada.



Jornal liberado
O desembargador Jesus Sarrão, do Tribunal de Justiça do Paraná (TRE), cassou a liminar conseguida pelo PT na semana passada e que impedia a distribuição do jornal da prefeitura de Curitiba que elencava as obras da atual administração. Já o jornal Notícias do Paraná, do governo do Estado continua na mira da Justiça.


Adiada
A passeata dos estudantes secundaristas pelo “passe livre”, marcada para ontem, deu em nada. Ela foi adiada e, segundo o movimento, o motivo, foi a “forte chuva que castiga Curitiba da madrugada”.


Placar das cassações
A côrte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) cassou ontem o mandato de mais quatro vereadores por infidelidade partidária. Com os julgamentos de ontem já são 30 os vereadores que perderam mandato no Paraná. Perderam o mandato ontem José Egon Guth, de Sulina, que migrou do PL para o PMDB, e Lessandro Souza da Silva, de Ouro Verde do Oeste, eleito pelo PDT e hoje no PMDB. Osvaldo Carlos Sincero dos Reis, vereador de Bom Sucesso, perdeu o mandato por que migrou do PDT para o PMN. Luiz Antonio Ramos, que saiu do PPS para ir para o PDT também foi condenado pela Corte do TRE.



Ferroeste
A Ferroeste – Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A ganhou nesta semana mais uma batalha judicial contra a Ferropar – Ferrovia Paraná S.A, empresa que operava a ferrovia que liga Cascavel a Guarapuava. O Tribunal de Justiça do Paraná negou seguimento aos recursos que a empresa privada pretendia dirigir ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal.


No Paraguai…
As más línguas dizem que a sugestão para o candidato paraguaio Fernando Lugo não comparecer ao debate deve ter sido do secretário de Comunicação, Airton Pisseti, que auxilia a campanha. Afinal, Pisseti não gosta de ir a debates, audiências e nada do tipo.


Turma do Lugo
As eleições presidenciais no Paraguai, marcadas para o próximo domingo são mais importantes para o Brasil do que as atuais primárias norte-americanas. A afirmação é do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), vice-presidente do Parlamento do Mercosul.  Depois dessas eleições, o Paraguai não será mais o mesmo”, sentencia Dr. Rosinha. “Torço pela vitória de Fernando Lugo, para que os paraguaios tenham um presidente com visão de centro-esquerda, de origem humilde e ligado aos movimentos sociais. Lugo dará voz a quem nunca teve.”


Em alta
O programa Mãe Curitibana ganhou o prêmio nacional Objetivos de Desenvolvimento do Milênio do governo federal. O Prêmio ODM Brasil reconhece ações, programas e projetos que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Em baixa
A pretensão do Atlético de cobrar R$ 15 mil para cada transmissão de rádio de seus jogos no Brasileirão sofreu na um duro golpe. A Rádio Transamérica de Curitiba obteve uma liminar na 5ª Vara Cível de capital paranaense que lhe permite transmitir os jogos sem precisar pagar a cota .