Segundo o presidente do PSDB de Curitiba, João Cláudio Derosso, a liderança aferida pelos institutos de pesquisas, colocando Beto Richa na frente da corrida eleitoral na faixa dos 70%, contribui para o otimismo. “Além de reeleger o prefeito para mais um mandato de quatro anos, o PSDB tem condições de fazer uma bancada de 12 a 18 parlamentares”, prevê Derosso.
Tudo se copia
Depois de Fábio Camargo (PTB), agora é a vez de Gleisi Hoffmann (PT) tentar convencer o eleitorado de Curitiba sobre a necessidade da implantação do metrô para viabilizar que a cidade seja uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Seguindo o discurso de Camargo, a candidata petista alerta que a falta do metrô pode acabar sepultando o sonho da Capital paranaense. Vale lembrar que os usuários do sistema público de transporte dificilmente terão acesso aos caros ingressos para acompanhar as partidas do mundial que seriam disputadas em Curitiba.
Prestação de contas
A Prefeitura vai prestar contas na Câmara de Curitiba. A audiência pública está marcada para o próximo dia 26, das 14h às 16h30, no auditório do Anexo II, na sede do Legislativo Municipal. A convocação da sessão é do presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara, vereador Luis Ernesto (PSDB).
Falta mesmo
Diferente dos parlamentares do Congresso Nacional, que declararam recesso até pelo menos 6 de.outubro, os deputados estaduais não quiseram fazer o mesmo. Preferem simplesmente faltar às sessões. Isso porque na segunda-feira não houve sessão por conta do feriado da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz. Na terça e na quarta, não houve quórum. A previsão é que esta semana não seja muito diferente, pelo menos no que depender dos deputados com base no interior do Estado. Há até quem já defenda a adoção formal do recesso.
Ironia
O deputado Antonio Belinati (PP) não perdeu a oportunidade para ironizar a ausência constante de deputados estaduais em tempos de eleição. Segundo Belinati, provavelmente o problema foi o clima frio em Curitiba, que afugentou os deputados do plenário. Ele sugeriu que a Casa disponibilizasse agasalhos para os ausentes.
Escolinha
Os economistas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) José Francisco Sanches da Silva, Gustavo Antônio Galvão dos Santos e Eduardo Kaplan Barbosa falam sobre “A busca de um sistema público no setor elétrico” amanhã, durante a Escola de Governo, em Curitiba. O assunto foi tema de artigo publicado na edição 12 da revista Custo Brasil. O presidente da Copel, Rubens Ghilardi, fará a introdução dessa apresentação. E o governador Roberto Requião pode mudar toda a pauta é claro, de uma hora para outra.
Intrigas
Dois blogs anônimos com fofocas sobre a sociedade e a política maringaense estão dando o que falar. A Polícia Civil de Maringá poderá recorrer ao Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nuciber), de Curitiba, para tentar descobrir quem são os autores de dois blogs, até agora anônimos. Os blogs são acusados de denegrir a imagem de empresários, médicos, políticos, jornalistas, advogados e até membros do Poder Judiciário local.
Caso de polícia
Até sexta-feirra, mais de dez pessoas já haviam registrado boletins de ocorrência dizendo terem sido ofendidas pelo conteúdo das páginas eletrônicas. As investigações tramitarão em sigilo e poderão contar com ajuda internacional, já que há suspeitas de que os autores estariam utilizando programas específicos que bloqueariam suas identificações.
Em alta
A comissão da ABNT para estabelecer as normas de fabricação e utilização de brinquedos infláveis volta a se reunir hoje para debates, com a participação da Câmara de Curitiba. O diretor José Carlos Lauter vai representar a Casa no encontro, em São Paulo.
Em baixa
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu em discurso que o governo federal destine verbas às universidades federais de acordo com o número de habitantes de cada estado, eliminando o atual critério de dividir os recursos.