A oposição não se abalou com a decisão do Tribunal de Justiça de sexta-feira, de negar liminar para suspender a lei que autorizou o governador Requião a remanejar cargos em comissão por decreto. Pelo contrário, ficou animada com o voto do relator Ruy Nogueira, que viu motivos para a contestação da lei. Considera que tem grandes chances de derrubar a iniciativa do Palácio Iguaçu do mérito.
Fogo cerrado
A lista de assuntos que a oposição pretende explorar nas próximas semanas não pára de crescer. Vão desde a Sanepar, o que inclui a audiência pública com o ex-presidente do Conselho Administrativo da companhia, Sérgio Botto de Lacerda, e o ex-diretor da estatal, Rogério Distéfano; até a devassa na Ceasa, passando pelas denúncias de gastos irregulares na Comunicação Social; a crise envolvendo os medicamentos especiais, e por aí vai. A ordem é não dar trégua ao Palácio Iguaçu, independente ou não da presença da bancada governista nas sessões da Assembléia.
Preparação
O senador Osmar Dias gravou na manhã de sexta-feira, inserções para o programa do PDT que irá ao ar no próximo dia 28. Osmar já iniciou uma série de reuniões regionais pelo interior do Estado para preparar o partido para as eleições municipais do ano que vem. Neste fim de semana ele passa por Arapongas e Cascavel.
Semântica (I)
O ex-deputado federal pastor Oliveira Filho, que estava sem partido desde que deixou o antigo PL após não conseguir se reeleger, assinou sua ficha de filiação no PRB – Partido Republicano Brasileiro – que já tem em seus quadros o deputado estadual e também pastor Edson Praczyk, e o vice-presidente da República, José Alencar.
Semântica (II)
Oliveira não quer nem ouvir falar no Partido Republicano (PR), criado a partir da fusão do PL com o PRONa. ¨Se for para ser republicano, vou ser republicano num partido de origem republicana e não num partido que nasceu liberal e se tornou republicano por conveniência”, atira.
Desafio
O líder do Democratas na Câmara Federal, o gaúcho Oxix Lorenzoni, esteve na sexta-feira no Paraná, a convite do deputado federal paranaense Eduardo Sciarra (DEM). Os dois participaram da inauguração de um novo prédio na Universidade Federal Tecnológica do Paraná em Medianeira e se reuniram com lideranças locais. Líder da oposição na Câmara, Lorenzoni afirmou que o trabalho do partido é fiscalizar e questionar, propondo um novo modelo de governar, longe dos moldes paternalistas da atual administração.
Enquanto isso…
Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF), o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, segue tranqüilamente no cargo do governo sem perder a carreira de promotor. Ontem, comopresidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp), Luiz Fernando Delazari, participou , ao lado do ministro da Justiça, Tarso Genro, da passagem de comando da Força Nacional de Segurança Pública, no Hotel Sofitel, em Copacabana, Rio de Janeiro.
Em Copacabana
Ele também abriu e comandou a 19ª Reunião do Colégio Nacional dos Secretários da Segurança Pública, que acontece no Hotel Mirasol Copacabana. O STF, no entanto, deve julgar a ação de Delazari contra a exigência do Ministérios Público Federal e Estadual na próxima semana. Se não vencer no STF, Delazari deixará a carreira de promotor.
Em alta
O líder do Governo na Assembléia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), apresentou nesta semana projeto de lei que propõe a unificação das datas dos vestibulares nas universidades e faculdades públicas estaduais do Paraná.
Em baixa
O desembargador Paulo Roberto Hapner, do Tribunal de Justiça do Paraná, concedeu liminar ao Governo do Estado suspendendo a ordem de reintegração de posse da fazenda da multinacional suíça Syngenta Seeds, uma área de 127 hectares em Santa Teresa do Oeste.