O PMDB realiza hoje o primeiro round do debate entre os cinco pré-candidatos a prefeito de Curitiba. Finalmente, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira; o presidente da Cohapar, Rafael Greca e os deputados Marcelo Almeida, Rodrigo Rocha Loures e Reinhold Stephanes Júnior estarão frente-a-frente. Os mais ansiosos pelo debate são Moreira e Greca, que devem protagonizar as discussões mais calorosas. É a partir das 19 horas. O segundo debate será no dia 26 de novembro.
Motivos
Há quem diga que o vestibular de domingo não foi o principal motivo de Moreira dar uma mãozinha para a desocupação do prédio da Reitoria, que aconteceu pacificamente na quarta-feira passada. É que ele sabe que Greca vai deitar e rolar.
Fixação
Nem só de 2008 vive o PMDB. O partido também mira em 2010. Numa iniciativa dos diretórios do Paraná, São Paulo e Pernambuco, o PMDB começa a discutir nesta semana a sucessão do presidente Lula, nas eleições de 2.010. O encontro será em Curitiba, na próxima sexta-feira, dia 23, e contará com a presença do governador Roberto Requião, Orestes Quércia e Dorany Sampaio. Requião, como sempre, se coloca à disposição do partido para um embate.
Guerra total
O governo Requião enfrenta na semana que vem nova saraivada de denúncias de irregularidades e negócios suspeitos na administração estadual. A oposição está reunindo munição sobre casos envolvendo diversas áreas, como o Instituto Ambiental do Paraná, a Administração dos Portos de Paraná e Antonina (APPA) e a Imprensa Oficial, entre outros. A idéia é aproveitar o momento de fragilidade que vive o governo, e a rebelião na bancada governista, para fazer avançar as investigações sobre as denúncias que pipocam e se acumulam a cada dia.
Motim
O fracasso da reunião da bancada do governo com os secretários da área financeira, no início da semana, escancarou de vez a crise entre o Executivo e sua base de sustentação na Assembléia Legislativa. Os deputados alegam que não tem porque continuar apoiando iniciativas impopulares, que lhes trazem desgaste político, se a administração Requião não atende suas reivindicações.
Nem aí
Enquanto o circo pega fogo, o presidente da ParanáPrevidência, José Maria Correia, só pensa na viagem de fim de ano que fará a Cuba. Já providenciou o visto e agora pensa em arrumar a mala. Os pepinos sobram mesmo para o diretor jurídico da Paraná Previdência, Francisco Alpendre. Nesta semana, aliás, o Tribunal de Contas (TC) deve notificar a empresa sobre alguns empréstimos.
Santa Casa
A Comissão de Saúde da Câmara de Curitiba decidiu investigar os problemas que vêm sendo apontados na parceria firmada entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, a Aliança Saúde. Os vereadores pretendem, inclusive, visitar pessoalmente a Santa Casa para verificar in loco o que está acontecendo.
Contraditório
A decisão de investigar o caso foi comunicada pelo líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), a partir de denúncias apresentadas pela anestesiologista Ney Regattieri Nascimento e representantes do hospital sobre os problemas de gestão na Santa Casa. A documentação, incluindo a resposta do diretor-geral da Aliança Saúde PUC-Santa Casa, Alvaro Luis Lopes Quintas, foram encaminhadas ao presidente da comissão de Saúde, vereador Ângelo Batista.
Em alta
O senador Osmar Dias (PDT) está sendo tratado com todo cuidado pelo Palácio do Planalto, por conta da votação da prorrogação da CPMF. Neste momento , o voto dele e dos demais integrantes do PDT são essenciais para a prorrogação.
Em baixa
A 5ª Inspetoria de Controle Externo. Tribunal de Contas do Estado já notificou a Secretaria de Estado da Saúde sobre o pente-fino que fará na pasta. Mais uma prova de fogo para secretário Gilberto Martin, que com a “licença” de Cláudio Xavier, tem a sua chance.