Às vésperas do início do recesso parlamentar, marcada para começar no dia 17, as atenções da Assembléia Legislativa estão voltadas para a eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas. Caso a oposição não consiga apoio da Justiça para adiar a escolha, a votação deve acontecer na quarta-feira.

Marcha
Na bancada do governo Requião, a ordem é “marcha unida” para eleger o irmão do governador e secretário de Educação, Maurício Requião (PMDB). Mesmo que para isso seja preciso ignorar o nepotismo explícito da indicação e as restrições legais que impedirão Maurício de julgar as contas do próprio irmão e dos demais municípios onde o governador recebeu votos nas últimas eleições.

Sabatina
Hoje, a comissão especial encarregada de sabatinar os candidatos se reúne para ouvi-los. Além do irmão de Requião, estão inscritos os advogados Rogério Yurk Ribeiro e Ricardo Bertotti, o procurador do Ministério Público junto ao TC Gabriel Guy Léger, o professor Jorge Antonio de Souza e o contador Paulo Sérgio Ferreira.

Formalidade
Cada um dos candidatos ao cargo vitalício de conselheiro do TC será ouvido por dez minutos pelos deputados que compõem a comissão. A sabatina, porém, é um rito meramente formal. Nunca nenhum candidato – muito menos com aval do governador – teve sua inscrição rejeitada. Além disso, a comissão não tem poder de veto – apenas faz um parecer, que seja favorável ou não, é votado e decidido pelo plenário.

Infiel
Os juízes do TRE/PR devem julgar na próxima semana o processo no qual o vereador de Curitiba Tico Kuzma (PSB) é acusado de infidelidade partidária pelo seu ex-partido, o PPS, que pede a cassação. Caso Kuzma seja condenado, o primeiro suplente Élcio Pereira (PPS) assume a cadeira na Câmara até o final do ano.

Deslize
Kuzma pode escapar da cassação graças a uma falha formal do PPS. No final do ano passado, quando apresentaram à Justiça Eleitoral o requerimento para recuperar o mandato de Kuzma, os responsáveis pelo diretório estadual se esqueceram de assinar o documento.

Previdência
O Conselho de Administração da Paraná Previdência analisa hoje proposta de alteração do modelo de gestão do fundo de aposentadorias e pensões dos servidores públicos do Estado, apresentada pelo vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e representante dos servidores no Conselho de Administração, César Antônio Caggiano Santos. A proposta pode ser a salvação do falido sistema previdenciário estadual.

Aposentadoria
O Pleno do Tribunal de Contas analisa na sessão da próxima quinta-feira o pedido de aposentadoria do conselheiro Henrique Naigeboren. Na verdade, trata-se de mera formalidade, uma vez Naigeboren já se afastou do TC e sua cadeira muito provavelmente será ocupada pelo irmão do governador, o secretário de Educação, Maurício Requião.

Liberdade na rede
Deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal se reúnem na próxima semana com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres. Querem que seja alterada a resolução que restringe a propaganda eleitoral na internet aos sites oficiais dos candidatos. Alegam ainda que a rede mundial de computadores é um instrumento barato — e, portanto, democrático — de contato com os eleitores. Cerca de 40 milhões de brasileiros têm acesso à Internet.

Em alta
O BRASILEIRO RUBENS BARRICHELO que, mesmo com um carro inferior, um Honda, garantiu o terceiro lugar no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, disputado ontem no autódromo de Silverstone. Rubinho teve ótimo desempenho na chuva.

Em baixa
MOTORISTAS que desrespeitaram a Lei Seca e foram detidos no final de semana. Em Curitiba, duas pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) após serem flagradas dirigindo com alta dosagem alcoólica no sangue.