Um dia depois de comparecer ao encerramento do seminário promovido pelo governador Requião (PMDB) para discutir a crise econômica mundial, o senador Alvaro Dias (PSDB) reafirmou, na sexta-feira, que o projeto nacional de eleger o governador de São Paulo, José Serra, presidente da República, é que vai ditar os planos do partido para a eleição estadual no Paraná. Alvaro reafirmou que os tucanos terão candidato próprio à sucessão de Requião.


Em xeque
O tucano afirma ainda que o nome do candidato deve ser definido de acordo com as pesquisas – ou seja, quem estiver melhor posicionado nas intenções de voto – lá por meados de 2009. De início, as previsões de Alvaro, se confirmadas, colocam em xeque os planos de seu irmão, o senador Osmar Dias (PDT), de reeditar em 2006 a aliança com o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), para a sucessão estadual.


Nova sede
A partir de segunda-feira, os Cartórios Eleitorais e a Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba passam a funcionar no Fórum Eleitoral Des. Roberto Pacheco Rocha, localizado na rua João Parolin, em frente ao edifício-sede do TRE-PR. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 12 horas às 18 horas.


Crise
As principais lideranças empresariais do Estado reúnem-se na segunda-feira com a bancada paranaense no Congresso Nacional. O objetivo é repassar a deputados e senadores as preocupações do setor produtivo paranaense com a crise global e alinhar ações conjuntas para evitar maiores impactos sobre a economia.


Perspectivas
No encontro, representantes da indústria, comércio, agricultura, transporte e serviços apresentarão suas perspectivas em vista do cenário de desaceleração econômica global. O encontro está sendo articulado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, e o coordenador da bancada, deputado federal Dilceu Sperafico (PP).


Insuficiente
O anúncio do governo federal de abrir mão de R$ 8,4 bilhões em arrecadação de impostos para estimular a economia brasileira no ano que vem ainda não é o suficiente para mudar o cenário econômico, segundo Roberto Karam, Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná do (Sindimetal/PR).  De acordo com ele, a manutenção da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) em 13,75% ao ano e o juro real praticado pelos bancos ainda prejudicam e devem refrear o consumo.


Em alta
Definitivamente, Dilma Rousseff  é a candidata petista para a disputa presidencial de 2010 Estrela do Encontro Nacional de Prefeitos do PT, em Brasília, foi aplaudida de pé e repetiu seu padrinho político ao comparar o governo do PT com o do PSDB, usando o habitual “nós e eles”.


Em baixa
O secretário-adjunto da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, disse nesta sexta-feira que os governos federal, estaduais e municipais gastam mal o dinheiro do contribuinte brasileiro. A afirmação foi feita durante a divulgação atrasada da carga tributária de 2007, que bateu recorde histórico.