A cúpula estadual do Democratas designou uma comissão composta pelo deputado federal Eduardo Sciarra, o ex-deputado Luciano Pizzato, o deputado estadual Plauto Miró Guimarães, além do prefeito de Barracão, Juarez Heinrichs, para negociar a participação do partido no chapão proporcional de candidatos a Câmara Federal e Assembleia Legislativa com o PSDB do ex-prefeito e candidato ao governo tucano, Beto Richa. Segundo Plauto, as negociações tem a participação também de outros partidos, entre eles o PDT do senador Osmar Dias, que estaria sendo representado pelo deputado estadual e presidente em exercício do partido, Augustinho Zucchi. A informação reforça as previsões de que Osmar estaria cada vez mais próximo de desistir da disputa pelo governo para apoiar Richa, em troco da vaga de candidato à reeleição para o Senado. Não por acaso Zucchi, que sempre bombardeou o namoro do PDT com o PT, é cotado para candidato a vice-governador nessa chapa.
Factóide
O ex-governador Roberto Requião (PMDB) informou ontem que autorizou o senador Pedro Simon (RS) a inscrevê-lo como pré-candidato à Presidência na convenção nacional do PMDB. A iniciativa, porém, não passa de um mero factóide, já que o próprio Requião admite não ter qualquer chance. O PMDB já fechou apoio à pré-candidata do PT, Dilma Roussef, e inclusive indicou o presidente nacional do partido, deputado federal Michel Temer (SP), como candidato a vice. A convenção vai apenas referendar o acordo.
Time do PSB
O PSB paranaense já definiu seu time para disputa eleitoral de outubro. Disputarão cadeiras na Assembleia: Hermas Brandão Jr. (filho do ex-presidente da Assembleia e hoje presidente do TCE, Hermas Brandão), Gilberto Ribeiro (apresentador do programa Balanço Geral na RIC), Dona Lourdes (vereador de Curitiba), Nelsão da Força Sindical, Reni Pereira (deputado estadual), Carlos Andrade e Wilson Quinteiro (deputado estadual). São candidatos a Câmara Federal: Zé Domingos (ex-presidente do Paraná Clube), Aldair Rizzi (Instituto de Tecnologia do Paraná), Irani Pereira (irmão de Reni Pereira), Sandoval (ex-vereador de Curitiba), Leopoldo Meyer (ex-prefeito de São José dos Pinhais), Tico Kuzma (vereador de Curitiba), Manasses Oliveira (ex-secretário do Trabalho de Curitiba) e Olisandro Ferreira (ex-prefeito de Araucária).
Travesti
A petista Andriely Vogue diz que caminha a passos largos seu projeto de tornar-se a primeira travesti candidata a cadeira na Assembleia no Paraná. Vogue registrou há pouco sua candidatura em cartório, mas ainda depende da homologação em convenção para estar garantida na disputa.
Fogo amigo
Causaram estranhamento ontem na Assembleia, as declarações do senador Osmar Dias, reproduzidas em sua página no twitter, defendendo o afastamento dos integrantes da atual Mesa Executiva do Legislativo estadual. É que Zucchi – apontado como o maior escudeiro do senador pedetista – ocupa a segunda secretaria do Legislativo paranaense.
Sangue
Diante do pedido do Ministério Público para que a Justiça determine seu afastamento da presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Nelson Justus (DEM) teria garantido aos colegas que está ainda mais determinado a continuar no cargo. Vou lutar até a última gota de sangue, afirmou Justus a parlamentares próximos.
Luto
Morreu na tarde de ontem em Curitiba, vítima de complicações de uma pneumonia, o diretor-presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), ex-deputado Vanderlei Falavinha Iensen, 44 anos. O governador Orlando Pessuti decretou luto oficial por três dias. Secretário-chefe de gabinete do governo Requião entre os anos de 2004 e 2008, Iensen assumiu a presidência da Celepar em dezembro de 2008.
Clementino
O primeiro suplente de vereador do PMDB, Clementino Tomaz Vieira, decidiu assumir a cadeira na Câmara de Curitiba aberta a partir da posse de Algaci Túlio (PMDB) como secretário de Estado da Copa do Mundo. Especulava-se que Clementino poderia abrir mão da vaga de vereador para permanecer na presidência da Força Sindical no Paraná. Se isso acontecesse, o segundo suplente peemedebista, Coronel Xavier, seria beneficiado. Algaci Túlio deve esvaziar o gabinete no Legislativo até sexta-feira. Caso Orlando Pessuti não seja reeleito governador, Algaci perde o cargo no Executivo no final do ano, retorna para a Câmara e Clementino, que vai tentar garantir vaga na Assembleia nas eleições de outubro, dança.
Voto aberto
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB/PR) que estabelece o voto aberto em processo de perda de mandato parlamentar.
Parabólica
A ALL – América Latina Logística, maior operadora logística com base
ferroviária da América Latina, investirá R$100 milhões no Estado para
atender a safra de 2010. Os investimentos contemplam o aumento na capacidade de ativos, melhorias tecnológicas, incrementos em via permanente e adequação das linhas e infra-estrutura em terminais ferroviários.
Em alta
O Tribunal de Contas da União (TCU), órgão que fiscaliza a gestão dos recursos públicos federais, lançou pesquisa aberta à sociedade. O objetivo é conhecer a opinião da população sobre a probabilidade de ocorrência de eventos que impactam diretamente a gestão e a fiscalização dos recursos públicos no Brasil
Em baixa
A juíza Laryssa Angelica Copack Muniz, da 2ª Vara Cível de Guarapuava, na região central do Estado, determinou a suspensão de concurso público da Prefeitura de Candói. A decisão atende ação cautelar ajuizada pela Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público.