Não adiantou nada a pressão do governador Requião para “ungir” o ex-reitor da UFPR, Carlos Moreira Jr, como candidato a prefeito do PMDB. Nem mesmo os parlamentares peemedebistas estão fazendo campanha para Moreira. E alguns ainda andam arrastando asas para os adversários do governador, como o deputado Mauro Moraes, que divulgou nota agradecendo, ao lado de seu pupilo, o vereador Beto Moraes, o atendimento, pelo prefeito Beto Richa, pelas obras de anti-pó realizadas em vários bairros da cidade.

Interesse próprio
Aliás, a notícia de que Requião só vai entrar para valer na campanha do ex-reitor quando começar o horário eleitoral confirma aquilo que já se especulava. O governador preferiu mesmo escolher um candidato de baixo potencial eleitoral justamente para poder aproveitar o tempo do mesmo na propaganda gratuita no rádio e na TV para exaltar os feitos de sua própria administração, já com vistas à eleição para o Senado em 2010.

Parceria
O prefeito Beto Richa participou na sexta-feira da abertura do Congresso Estadual do Comércio, organizado pela Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), em comemoração aos 60 anos da instituição. Richa destacou as parcerias entre a Prefeitura com a Fecomércio, como a recuperação do Paço Municipal de Curitiba. Ele destacou ainda Beto a recuperação do Centro de Curitiba pelo programa municipal Marco Zero e o programa da Fecomércio, Centro Vivo. O presidente da Fecomércio, Darci Piana, agradeceu o apoio de Beto Richa aos projetos da entidade.

Cota
Maioria entre o eleitorado, as mulheres estão em alta entre os candidatos a prefeito de Curitiba. O candidato do PTB, deputado Fábio Camargo, prometeu na sexta-feira, ao inaugurar o comitê feminino de sua campanha, triplicar a presença de mulheres no primeiro escalão do governo municipal, caso eleito. Segundo Camargo, a indéia é que elas ocupem 30% das vagas de secretário.

Secretaria
Já a candidata do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou a intenção de criar a Secretaria Municipal da Mulher. Até porque, segundo ela, atualmente a maioria das mulheres trabalha fora e o poder público não está preparado para atender as suas necessidades. Além disso, as mulheres seriam as maiores usuárias dos serviços públicos municipais.

Tragicomédia
O líder da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), classificou como “o fim de uma tragicomédia previamente anunciada” a posse do irmão do governador, Maurício Requião, como conselheiro do Tribunal de Contas. O tucano lembrou ainda que ação que ele protocolou contra a eleição de Maurício continua sendo analisada pelo Tribunal de Justiça, para o julgamento do mérito.

Suspenso
O Superior Tribunal de Justiça suspendeu o interrogatório do líder do governo Requião na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que responde a processo na 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba acusado da participação em um esquema de desvio de salários de assessores parlamentares. A decisão foi do ministro Nilson Naves, presidente em exercício do Tribunal, que acatou argumento da defesa de que já há parecer do Ministério Público pelo trancamento da ação.

Em alta
A Prefeitura de Curitiba não precisará se adaptar ao novo piso nacional para professores da educação básica: R$ 950,00 por um período de 40 horas semanais. Os professores da educação básica em início de carreira é de R$ 902,17, para cumprir 20 horas de trabalho semanais.

Em baixa
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), por medida cautelar, que conclua das obras na BR-469 (Rodovia das Cataratas), no trecho entre os quilômetros 0 e 1,7. Ela é considerada a pior rodovia do Paraná.